Clevelândia registra sua história em obras artísticas

Nos últimos três meses, paredes do Município vem recebendo pinturas do artista plástico Elinaldo Costa

Nos últimos três meses, a Prefeitura de Clevelândia começou a investir em um projeto cultural, que tem por objetivo colorir e contar a história do município. Trata-se da parceria com o artista plástico, Elinaldo Costa, que vem criando algumas obras pela cidade, sobre a história de Clevelândia.

Entre os trabalhos já criados no município pelo artista, um painel com o retrato do monge João Maria, conhecido como o monge da Lapa, chama a atenção da população que passa pelo Centro e desperta a curiosidade sobre o porque do desenho.

O monge está pintado, em tinta acrílica sobre cerâmica, na árvore do conhecimento — uma obra, ainda em andamento, que retrata as belezas da região, como as araucárias e os alimentos típicos. Ela está situada em uma das paredes do atual prédio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, no Centro.

A ideia da árvore, de acordo com a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Margareth de Fátima Pasin, é contar à população um pouco da história do município através da arte. Segundo ela, a lenda do monge faz parte da cultura de Clevelândia e merece ser registrava para que todos tenham conhecimento.

Quem foi o monge João Maria?

De acordo com uma lenda, João Maria veio da Itália, mandado por seus superiores, para cumprir penitência. Como conta a história, ele peregrinou pela região entre o final do século XIX e o início do século XX, com o objetivo de levar a palavra de Deus e ensinar o evangelho, além de fazer benzimentos e ensinar o uso de ervas.

Apesar de a lenda contar a história de um monte que passou por Clevelândia realizando graças, Margareth conta que muitas pessoas do município cresceram ouvindo uma outra versão da história. “Falam que o monge São João Maria tinha passado por Clevelândia e rogado uma praga no município. Porém, isso não é verdade. Aqui ele deixou suas bençãos e um legado. Por isso, a prefeita Rafaela teve a ideia da obra, que tem por objetivo desmistificar essa segunda versão”, conta, explicando que o município também planeja criar uma escultura dele.

Colorindo Clevelândia

Além da obra que retrata o monge andarilho, o artista plástico já decorou o Ginásio de Esporte Antônio Mariano Zardo, com a pintura das diversas modalidades do esporte e o refeitório da Escola Municipal Doutor Arnaldo Busato, com a obra ” O Sol das Frutas”.

Segundo Margareth, Elinaldo fará pinturas em todas as escolas de Clevelândia. Em cada uma delas será contada uma parte da história do município. A intenção, é deixar a cidade colorida e com vida, por isso, o artista também deve fazer algumas obras nos outros prédios públicos do município.

Quem é Elinaldo Costa?

Elinaldo Costa, tem 61 anos, é baiano e mora no Paraná há três anos. O artista, mudou-se com a esposa para o estado em busca de melhores condições de trabalho e de frio.

Nos últimos meses, se mudou para Clevelândia em busca de emprego. Ao chegar no município, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, soube de seu trabalho e o chamou para decorar a cidade.

Ginásio de Esporte Antônio Mariano Zardo com as diversas modalidades do esporte
Crédito: Divulgação/ Prefeitura de Clevelândia

Refeitório da Escola Municipal Doutor Arnaldo Busato, com a obra ” O Sol das Frutas”.
você pode gostar também
Deixe uma resposta