Clube rotário doa projeto de georreferenciamento à Prefeitura de Mariópolis

Levantamento feito com drone e GPS mapeou toda a área do Parque Municipal Arnaldo Weiss; intenção é facilitar a construção de uma pista de caminhada

Na terça-feira (6), o Rotary Club de Mariópolis entregou ao Município um projeto planialtimétrico do Parque Municipal Arnaldo Weiss. A intenção é, além de facilitar qualquer obra no local, incentivar que a prefeitura invista em uma revitalização do parque, dando a população de Mariópolis mais espaço para atividades físicas.

Manoel Luis Bianchini, membro do clube rotário, explica que a ideia de criar um projeto planialtimétrico, ou seja, que conta com todas as informações geográficas do local, surgiu da ausência de espaços para prática de atividades físicas ao ar livre no município.

“A partir do ano passado com o lago municipal que fica no parque, verificamos quanto os mariopolitanos gostam de sair de casa para caminhar, descansar em área verde, daí surgiu a ideia”, contou, ressaltando que é preciso aproveitar a extensa área verde, fechada e segura, bem como o lago no local.

Com o projeto doado, a intenção da prefeitura é buscar subsídios para realizar a construção da pista de caminhada. De acordo com o prefeito Mario Eduardo Lopes Paulek, o projeto beneficiará toda a população do município. “Recebemos muito bem a notícia do projeto pronto e agora vamos buscar verbas, porque se trata de algo para todos, já que é uma pista compartilhada. Com as melhorias propostas pelo clube rotário, as famílias vão poder caminhar no local, assim como as pessoas, que praticam esporte, poderão utilizá-la.”

O Rotary Club de Mariópolis também buscará verbas para auxiliar na realização do projeto. “Se não conseguirmos investimentos suficientes para a pista, talvez com iluminação”, disse Bianchini.

Projeto

O mapeamento do parque foi feito pelos próprios rotarianos.  Todos foram coordenados pelo engenheiro agrônomo e também membro do clube rotário, Volnei Lavarda. Ao projeto deram o nome de “Pista de caminhada compartilhada”.

Georreferenciado por drone e GPS de alta precisão, o projeto conta com levantamento e posicionamento de cada árvore, poste, rede elétrica e todo relevo do parque municipal, facilitando qualquer projeto e ideia que possa ser realizada no local futuramente. “A partir das medições, desenhamos e sugerimos à prefeitura uma pista compartilhada de caminhada, corrida e ciclismo”, disse Bianchini.

“O parque de Mariópolis é lindo, tem um bosque que eu particularmente não conhecia, passava por lá e não via. Nossa ideia é não derrubar nenhuma árvore, mas sim ter algo parecido com o Parque do Alvorecer [em Pato Branco], local para que oferece espaço tanto para esporte, quanto lazer.”

você pode gostar também
Deixe uma resposta