Coronel Vivida conta com ponto de recarga de energia renovável

Na quarta-feira (10), foi inaugurado o primeiro carport — termo de origem francesa que se refere a portal coberto e que ao longo dos anos passo a servir de abrigo com cobertura de painéis que captam a luz do sol e convertem em energia e posteriormente em pontos de ‘abastecimento’ com energia renovável — em Coronel Vivida. O município é o primeiro do Paraná a contar com o serviço, que será totalmente gratuito para quem possui carro elétrico.

“Estamos sendo pioneiros na instalação deste carport, que vai proporcionar o abastecimento de veículos elétricos que transitam por Coronel Vivida e por este corredor do Sudoeste”, destacou o prefeito Anderson Barreto. Ele afirmou ainda que “é uma data muito importante e de orgulho por estarmos inovando também neste setor energético”.

A iniciativa é da empresa Pacto Energia Distribuição Paraná, que desenvolveu o projeto do ponto de recarga automotiva – Eletroposto – instalado na Praça Angelo Mezzomo, na área central.

Segundo Rodrigo Pacheco, presidente do grupo energético, esta é a inauguração do primeiro projeto de pesquisa e desenvolvimento. Para tanto, é necessário seguir requisitos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Anel), dentre eles desenvolver e aplicar parte do seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento.

“O projeto que a gente elegeu como prioritário para este ciclo de pesquisa e desenvolvimento, foi de implantar um projeto de mobilidade elétrica, com carregamento via energia renovável, que neste caso aqui é solar, através do nosso Carport. Esta é a primeira inauguração deste projeto de pesquisa e desenvolvimento”, relatou Pacheco.

A gratuidade das recargas será mantida até o fim do ano, tanto para carros, como motocicletas.

“Todos que possuem habilitação poderão fazer um cadastro e daí poderão compartilhar desta tecnologia. A iniciativa é essa, é disseminar essa tecnologia, que a gente já conhece bem, desde 2017/2018 e atrair também a população que possui veículos elétricos”, afirmou Arthur Galvão, gerente da Pacto Energia Paraná. Arthur concluiu que “basta apenas estacionar no Carpart e engatar na tomada, um processo bem automático”.

você pode gostar também
Deixe uma resposta