Coronel Vivida se prepara para ter Universidade Aberta à Terceira Idade

Marcilei Rossi com assessoria

O Município de Coronel Vivida deve lançara na segunda-feira (8), no Centro Cultural Benedito Rakowski, na parte da tarde, a Universidade Aberta à Terceira Idade de Coronel Vivida (Unati), que deve carregar o lema “Vida bem vivida”. O programa tem atuação direta da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e da Universidade Estadual do Centro-oeste (Unicentro), onde funcionará a coordenação das ações.

Levantamento da Secretaria de Assistência Social aponta que Coronel Vivida possui 4.600 habitantes com 60 anos ou mais. Esta população segundo Fátima Vogel da Silva, responsável pela pasta, eram atendidos antes da pandemia no Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

Mesmo não tendo atuação direta com o projeto da Unati, Fátima acredita que boa parcela desta população cadastrada pela sua secretaria será atendida pela Universidade da Terceira Idade, que tem ligação direta com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto.

A frente da pasta da Educação, Elizangela Veis Sponholz explica que não haverá uma seleção para os idosos participarem da universidade, contudo, serão respeitados critérios: idade acima de 55 anos e ser alfabetizado.

Cumprindo esses requisitos, os candidatos vão preencher ficha de inscrição e participar de todas as atividades propostas pela iniciativa, que segundo a secretária não há limitação de vagas, pelo fato de ser possível organizar grupos em dias e horários diferenciados de acordo com a demanda.

Elizangela ainda destaca que “as atividades poderão ser realizadas na Unicentro, onde funcionará a coordenação da Unati, como em outros espaços disponibilizados pela secretaria e parceiros do programa, levando sempre em conta a proposta da oficina a ser desenvolvida”, pontuou a secretária revelando que neste primeiro momento serão ofertadas oficinas de canto coral e de inclusão digital.

“Nossa expectativa é muito grande com relação aos objetivos a serem atendidos pelo programa”, afirma a secretaria falando em qualidade de vida, estímulo da saúde mental e corpórea dos envolvidos. Ainda de acordo com Elizangela serão desenvolvidas atividades que promovam a integração social, cultural e científica dos alunos da Unati.

Lançamento

Para o lançamento está prevista a apresentação cultural do grupo de Unatianos de Guarapuava e a apresentação do programa pela professora Maria Regina Vargas, que trará os fundamentos do programa Unati.

você pode gostar também
Deixe uma resposta