Crea-PR promove reunião da governança na região Sudoeste

Na quarta-feira (22), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) promoveu reunião da Governança Cooperativa. O evento, realizado em Pato Branco, teve encontros do Colégio de Entidades de Classe Regional (CDER), do Colégio de Inspetores (CDIN) e da Comissão Acadêmica Regional (CAR) do CreaJr-PR no Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), e a plenária dos Colegiados Regionais, em seguida, na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEA-PB). Mais de 50 profissionais das Inspetorias de Pato Branco, Francisco Beltrão, Palmas e Realeza, entre Conselheiros, Inspetores, coordenadores de cursos, presidentes de Entidades de Classe e membros dirigentes do CreaJr-PR participaram das atividades da Governança Cooperativa. A iniciativa acontece nas oito Regionais do Conselho.

Além de debater o planejamento de ações para 2024, as reuniões de Governança Cooperativa pelo Estado também estão sendo parte do processo de transição. A gestão do presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha, termina em 31 de dezembro próximo e o presidente eleito, Engenheiro Agrônomo Clodomir Ascari, de Pato Branco, estará na presidência a partir de janeiro de 2024.

O presidente da AEA-PB, Engenheiro Agrônomo Edson Silveira, fez a abertura das atividades e celebrou a presença do atual e do futuro presidente do Crea-PR.

O presidente Ricardo Rocha, por sua vez, informou que o período de transição começou e que a primeira reunião aconteceu nesta quarta-feira (22), em Pato Branco. E, também, ressaltou a importância das reuniões de Governança Cooperativa para debater as ações do Crea-PR em 2024.

“As Entidades de Classe e os Colegiados são muito importantes para o Conselho. Nos últimos anos, notamos grande evolução das Entidades de Classe, por exemplo, com os termos de fomento. Avalio que esse é um grande legado que nossa gestão deixa”, afirmou.

A criação da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências e da Infraestrutura para o Desenvolvimento Sustentável do Paraná, na Assembleia Legislativa, também foi uma ação destacada pelo atual presidente. “Apresentamos 25 projetos, alguns deles em andamento. Com a experiência dos nossos profissionais, queremos contribuir com a sociedade paranaense.”

crea-pr

Troca de comando

Ricardo Rocha ainda externou aos presentes a satisfação em ter Clodomir Ascari como substituto. Durante os últimos três anos, Clodomir foi vice-presidente e diretor administrativo do Crea-PR.

O Engenheiro Agrônomo de Pato Branco assumirá em janeiro de 2024, com mandato até dezembro de 2026. Ele relembrou sua trajetória no Crea-PR, desde 2012, e ressaltou que as Engenharias, a Agronomia e as Geociências têm o poder de transformar a realidade e promover a qualidade de vida para as pessoas.

Clodomir também exaltou o processo democrático que o elegeu. “Foi uma experiência marcante na minha vida. Mas, as eleições acabaram em 17 de novembro. Desde então, estamos todos trabalhando unidos. Conto com as Entidades de Classe, com os Inspetores e Conselheiros que compõem o Sistema para realizar as ações que propusemos.”

Prêmio Crea da Qualidade

Durante as atividades da Governança Cooperativa, o presidente Ricardo Rocha fez a entrega oficial dos certificados do Prêmio Crea da Qualidade (PCQ), ação estratégica para fortalecer e promover a excelência em gestão nas Entidades de Classe. Presidentes ou representantes de oito Entidades de Classe da região sudoeste do Paraná receberam os certificados referentes ao 16º ciclo do PCQ.

Certificado Ouro: Associação dos Engenheiros de Palmas (AEP), Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Pato Branco (Area-PB), Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste do Paraná (Sudenge) e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEA-PB).

Certificado Prata: Associação dos Engenheiros Agrônomos de Francisco Beltrão (AEA-FB) e Associação dos Engenheiros Florestais do Oeste e Sudoeste (Aefos).

Certificado Bronze: Associação Sudoeste Paranaense dos Engenheiros Ambientais (Aspea) e Associação de Engenheiros da Fronteira do Iguaçu (Assefi).

Para terminar a reunião da Governança Cooperativa, houve a entrega dos atestados de serviços meritórios aos Inspetores que, após três anos, concluem o mandato em 31 de dezembro deste ano.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.