Dois Vizinhos emprega drones agrícolas na luta contra a Dengue

Em uma estratégia inovadora e pioneira no Paraná, Dois Vizinhos adota o uso de drones agrícolas equipados para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A Secretaria de Saúde do município anuncia a implementação deste método avançado que utiliza biolarvicidas aprovados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para eliminar larvas em águas paradas.

O drone, que possui um reservatório de 20 litros, é capaz de realizar aplicações aéreas precisas do biolarvicida, alcançando locais de difícil acesso e garantindo uma cobertura ampla e eficaz. Rafael Dutra, Diretor de Saúde de Dois Vizinhos, informa que o produto utilizado é seguro para humanos e animais, com uma eficácia que se estende por 30 a 45 dias.

O município, que atualmente enfrenta quase 3 mil casos confirmados de dengue, busca com esta ação modernizar o combate ao mosquito e diminuir significativamente o número de focos. O prefeito Carlinhos Turatto destaca a agilidade e eficiência do drone na aplicação do biolarvicida, ressaltando sua capacidade de atingir pontos críticos como prédios, telhados, calhas, além de áreas como oficinas mecânicas, ferros-velhos e depósitos de pneus.

Atualmente em fase de teste, a iniciativa visa a uma implementação mais ampla nas áreas mais afetadas, enquanto a Secretaria de Saúde orienta os moradores a adotarem precauções durante a aplicação, similares às do uso do fumacê, incluindo a recomendação de lavar frutas e verduras antes do consumo.

Com esta medida, Dois Vizinhos se posiciona na vanguarda do combate à dengue no estado, demonstrando o potencial da tecnologia na promoção da saúde pública e na criação de um ambiente mais seguro e saudável para a comunidade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.