Durante comemorações de aniversário, comissão que buscou criação de Honório Serpa é homenageada

Redação com Assessoria

Durante a programação de comemoração dos 30 anos de emancipação de Honório Serpa, o Executivo Municipal prestou homenagem aos membros da chamada Comissão de Criação do município que, no final da década de 1980 teve a iniciativa de desmembrar o então distrito de Honório Serpa do município de Mangueirinha.

O grupo realizou inúmeras reuniões e viagens para buscar apoios até que concretizou seus objetivos no ano de 1990.

Para marcar a data, neste ano, o prefeito Luciano Dias realizou a entrega de uma placa aos membros ou seus representantes como forma de eternizar o agradecimento pelos serviços prestados à comunidade honório serpense.

Dentre os 18 homenageados está o ex-deputado estadual José Rogério de Carvalho que, juntamente com o ex-deputado Nereu Carlos Massignan, foi autor do Projeto de Lei nº368 de 89 para criação do município. A lei foi sancionada pelo Governador Álvaro Dias, em 8 de janeiro de 1990 pela Lei Ordinária nº9184 que especificava as divisas territoriais.

O professor Jacir Bragas relembrou alguns momentos dessa luta e se disse muito feliz por ter participado desse processo. “A criação deu muito trabalho, mas depois tivemos que fazer muitas outras coisas como, por exemplo, a organização de pessoas que estariam aptas a votar, a realização de um plebiscito para emancipação político-administrativa quando obtivemos 98,5% dos votos a favor e aí nos preparamos para realizar a primeira eleição em 1992 para prefeito, vice e nove vereadores”.

O vice-prefeito João Carlos Garbin representou o pai Hermes Garbin (in memoriam) e demonstrou o orgulho de hoje poder seguir os passos do pai na vida pública. “Todos esses guerreiros são merecedores dessa homenagem, pois foram eles que deram os passos iniciais para podermos comemorar agora em 2022 os 30 anos do nosso amado município e que bom poder estar aqui como vice-prefeito em um momento tão bonito que vive Honório Serpa”.

O prefeito Luciano Dias, que também representava o pai Francisco Dias (in memoriam), em nome da população fez um agradecimento aos homenageados pelos serviços que prestaram pelo município. “Esse momento poderia ter sido feito na comemoração dos 10 anos ou nos 20 e teríamos a oportunidade de termos mais membros recebendo esse reconhecimento. Infelizmente alguns não estão mais entre nós, mas seus familiares com certeza estão orgulhosos em saber que seus entes estão sendo lembrados pelos esforços em tornar o sonho em realidade, de transformar o distrito em município e por isso hoje só temos que agradecer a todos eles pela iniciativa, pela seriedade e pelo exemplo de amor à nossa comunidade”.

Familiares de Alfredo Tonol Paim, Francisco Amilton Dias, Hermes Garbin, Izidoro Dalchiavon, João Fornari, Miguel de Aguiar, Padre Rogério de Ridder e de Salito João Fiorentin foram convidados para receber a homenagem, uma vez que estes membros da comissão faleceram.

Também foram homenageados: Antenor Maciel de Vargas, Antoninho Ribas, Antoninho Telpizov, Arlindo Schweig, Augustinho Rogério Albino, Guilherme Pilar, Jacir Bragas, José Rogério Carvalho, Otalivio Vieira Ferreira e Vilson Estevão Boldori.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.