Equipe do Samu de Pato Branco fica em primeiro lugar na 4ª Olimpíada do Consamu

Evento contou com a participação de cinco equipes do Samu do Paraná; competição teve o objetivo de promover a integração entre profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de todo estado

No último domingo (12), uma equipe do Suporte Básico de Vida (SBV) do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências e Emergências do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), de Pato Branco, participou, pela primeira vez, da 4º Olimpíada do Consamu.

A equipe de Pato Branco ficou em primeiro lugar na competição, ao apresentar as maiores notas na categoria Suporte Básico de Vida — composta pelas modalidades PCR Básico, Trauma Básico e Slalon.

Os instrutores Davi Camargo e Sandra da Silva Ferreira foram os responsáveis pelo resultado. Davi é condutor socorrista da ambulância avançada do Samu (Alfa) e Sandra é técnica de enfermagem na ambulância de suporte básico. Apesar de ser técnica, a instrutora também possui graduação em enfermagem.

O Ciruspar participou do evento somente com uma equipe de Suporte Básico de Vida. O Suporte Avançado de Vida não pode comparecer, porque os enfermeiros estavam passando por recertificação anual.

4ª Olimpíada do Consamu

O evento ocorreu em Cascavel, no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG), e contou com a participação de cinco equipes de todo Paraná — uma do Ciruspar, uma do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp) de Umuarama e três do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu).

Em sua quarta edição, a olimpíada teve o objetivo de promover uma integração entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de todo estado. Por isso, diferente das competições passadas, neste ano, a disputa foi aberta a todos os Samus e não apenas ao Consamu.

A competição

Durante o evento, os participantes precisaram realizar uma série de simulações de atendimentos. Para cada modalidade, uma ocorrência era sorteada.

Nas competições de atendimento de Suporte Básico de Vida, a equipe de Pato Branco atendeu o caso de uma parada cardiorrespiratória. “Foi uma simulação realística. Conseguimos reverter a parada e passar o caso para a central de regulação. O nosso paciente sobreviveu”, relembra Sandra, comentando que as outras equipes presentes elogiaram o trabalho realizado pelo Ciruspar.

Suporte Básico de Vida: como funciona e o que é

Hoje, as equipes do Suporte Básico de Vida são responsáveis por 90% das ocorrências atendidas pelo Samu. Na prática, são atendimentos sem a presença de um médico e de um enfermeiro. Existe apenas um condutor socorrista e um técnico de enfermagem. Esses profissionais realizam todo tipo de atendimento, inclusive os graves.

O SBV é um protocolo de atendimento que estabelece o reconhecimento e a realização das práticas de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), com o objetivo de manter a vítima de parada cardiorrespiratória (PCR) viva até a chegada de uma unidade de transporte especializada.

você pode gostar também
Deixe uma resposta