Estado inicia reforma de viaduto na PRC-280, em Palmas

Redação com assessorias

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), iniciou a reforma do viaduto da PRC-280, no perímetro urbano de Palmas, localizado na interseção com a avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, que dá acesso para a Codapar e o Instituto Federal do Paraná.

Inicialmente, estão sendo feitas a limpeza das estruturas, remoção de defensas e placas, assim como montagem das plataformas suspensas para execução dos serviços. O Viaduto da Codapar, como é conhecido, será totalmente revitalizado, com reparo e recuperação das fissuras, instalação de meios-fios e sarjetas, desobstrução de drenos, instalação de novas juntas no pavimento, sinalização horizontal e vertical, além de pintura da estrutura.

Também serão instaladas novas lajes de contenção nos taludes sob a cabeceira do viaduto, garantindo maior segurança preventiva contra deslizamentos de terra nos períodos chuvosos.

A reforma do viaduto em Palmas pertence a contrato que inclui reparos de nove obras de arte especiais na área do Escritório Regional Médio Iguaçu do DER. O investimento total é de R$ 7.838.631,85 em obras de conservação e manutenção de pontes entre a região Sul e Sudoeste, com mais de R$ 300 mil destinados ao viaduto em Palmas.

Desenvolvimento

No último dia 30, o governador Ratinho Junior inaugurou em Palmas a primeira fase da revitalização em concreto da PRC-280, com 59,55 quilômetros restaurados no trecho que vai do município ao trevo Novo Horizonte, em General Carneiro, no acesso a Santa Catarina.

Na ocasião também foi assinado protocolo para licitação do trecho entre Palmas e Clevelândia. São 45 quilômetros atendidos, iniciando logo após o Viaduto da Codapar, seguindo até o trevo com a Avenida Nossa Senhora da Luz, em Clevelândia. O projeto está em licitação.

Trevo da Codapar

Preservação da obra de Poty Lazzarotto integra pedido de recuperação do trevo da Codapar – Foto: Divulgação/ João Zezo

Também em 30 de março, o deputado Luiz Fernando Guerra (União), solicitou uma maior atenção do Estado ao trevo da Codapar e a obra de arte de Poty Lazzarotto, que é um marco a inauguração do PRC-280, em abril de 1978.

Na semana passada, o deputado estadual protocolou pedido de providências emergenciais para obras de revitalização no trevo. “O Trevo da Codapar é um dos principais acessos à Palmas e merece atenção para garantir a segurança dos motoristas. A revitalização da PRC-280, entre Palmas e o trevo Novo Horizonte, na BR 153, foi entregue há poucos dias e é uma grande conquista para nossa população, afinal, estamos tratando do maior corredor logístico da região sudoeste do Paraná. Agora precisamos, também, cuidar do entorno, garantindo infraestrutura adequada e de qualidade para a população”, destaca ele.

Assim como no dia da entrega da primeira etapa da revitalização da PRC-280, Guerra lembrou que no trevo de acesso à Palmas, o monumento do paranaense Poty Lazzarotto, intitulado Curitiba – Palmas, é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, e foi um presente à cidade de Palmas e ao Sudoeste. O deputado defende “a necessidade urgente de restauro e manutenção, além da responsabilização patrimonial pela obra artística.”

você pode gostar também

Comentários estão fechados.