Hospitais do Sudoeste humanizam atendimento a pacientes com covid-19

Em um momento tão delicado, como o que o mundo está passando, pequenas atitudes fazem toda a diferença. Um simples gesto de carinho renova as esperanças de que tudo logo vai se resolver.

Isso pode ser visto inclusive nos hospitais do Sudoeste, que prestam atendimento humanizado aos pacientes, em especial àqueles que enfrentam a covid-19.

Várias são essas situações. Uma delas ocorreu no último sábado (24), no Instituto Médico Nossa Vida (IMNV), em Coronel Vivida.

Antônio Alves do Nascimento [morador de Mariópolis] ficou internado durante quatro dias no local, devido a complicações da covid-19, e foi surpreendido por profissionais de saúde nessa data, quando completou seus 78 anos.

O médico, Filipe Eller; a coordenadora de enfermagem, Lidiane Cortivo Assonili; e demais enfermeiras o presentearam com um lindo bolo e muita alegria.

“Há 20 dias ele começou a apresentar sintomas da covid-19. Ele estava internado em Pato Branco e veio para cá no dia 22, via Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Nessa segunda-feira (26), ele se manteve estável, tanto que recebeu alta”, comemora.

A profissional conta que a iniciativa da surpresa foi do doutor Filipe, que “patrocinou” o bolo. “E a equipe de enfermagem e eu fizemos o repertório ‘humanização’”, explica Lidiane, completando que o paciente não pode estar acompanhado por familiares devido à situação.

A emoção, com certeza, tomou conta nesse momento. “Ele está conseguiu vencer a doença e voltou para casa. O sentimento que ele tem é de muita gratidão por ter passado pelo período de medo de não vencer a covid-19”.

Surpresa de aniversário ao seu Antônio, no último sábado, em Coronel Vivida (Crédito: Assessoria/IMNV)

Cartas do bem

Em Palmas, outra iniciativa tem gerado mais alegria nesse momento delicado, dentro do Hospital Santa Pelizzari. Há cerca de um mês, foi implantado no local o projeto “Cartas do bem”.

Segundo a psicóloga e coordenadora do projeto, Tainara Souza de Castilho, tudo começou com a divulgação aos familiares dos pacientes, após observar a ansiedade das pessoas internadas, sem notícias do que acontecia fora do hospital.

Com isso, “foi pensado em uma forma de incentivo na recuperação desses pacientes, pois ao receber carinho e atenção, sem dúvidas, alivia a ansiedade e dá forças para seguir o tratamento”, justifica.

Tainara conta que toda a equipe do hospital está mobilizada na causa. “Todos podem pegar e entregar as cartas, principalmente a enfermagem, que passa mais tempo lá dentro. Quando o paciente está com dificuldades, também acabamos lendo essas cartas”, informa, lembrando que praticamente todos os pacientes internados desde então estão recebendo essas cartas, bem como os profissionais de saúde.

As cartas podem ser entregues na recepção do hospital ou em uma caixa de correspondência situada na fachada. Inclusive, a coordenadora diz que é interessante quando as cartas também são enviadas aos profissionais.

“Qualquer mensagem de carinho é bem-vinda; é um gesto de reconhecimento aos profissionais da linha de frente, que ali tanto se dedicam”, observa, completando que o projeto tem superado às expectativas e que desenhos feitos por crianças e fotos também são recebidos.

“Os pacientes vivem um outro mundo lá dentro, muitas vezes angustiante. Então é importante quando recebem notícias de como estão as coisas do lado de fora”, finaliza.

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