Inscrições para o SISU terminam na quarta-feira

Termina na próxima quarta-feira (14), o prazo para as inscrições no Sistema de Seleção Unificado (SiSU), plataforma utilizada nos processos de seleção para cursos de graduação de diversas universidades, entre elas a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que possuem campus no sudoeste.

As inscrições devem ser feitas no site www.sisu.mec.gov.br. Podem fazer a inscrição os estudantes que participaram do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtiveram nota na redação maior do que zero, e que não tenham participado na condição de treineiro.

A nota no exame é a única forma de avaliação para o processo seletivo de ingresso nos cursos da UTFPR, por exemplo, que possui três unidades na região, em Pato Branco, Dois Vizinhos e Francisco Beltrão. Já a UFFS possui campus em Realeza.

Todo o processo de inscrição para as vagas e cursos tanto destas quanto de outras universidades pelo Brasil deve ser feito no site do Sisu. Segundo informações preliminares, o resultado de classificação deve ser divulgado na próxima sexta-feira (16).

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) também realiza seu processo de seleção por meio do SiSU. 

UTFPR

Ao todo, a UTFPR está oferecendo 4.520 vagas para cerca de 100 cursos distribuídos em 13 câmpus pelo estado do Paraná. Segundo informações da universidade, é a maior oferta pública de vagas da região Sul do Brasil.

Em Pato Branco, a UTFPR oferece 12 cursos de graduação entre bacharelados, licenciaturas e de tecnologia, como Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Licenciatura em Letras Português e Inglês, Licenciatura em Matemática, Química, entre outros.

Todos os cursos são gratuitos, e os estudantes matriculados também tem a oportunidade de receber auxílios e bolsas estudantis.

UFFS

A UFFS está ofertando 2012 vagas em 45 cursos de graduação distribuídos nos campi de Chapecó  (SC), Erechim, Cerro Largo e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, Laranjeiras do Sul e Realeza, no Paraná.

Em Realeza, a universidade oferece os cursos de Ciências Biológicas; Física; Letras Português e Espanhol; Medicina Veterinária; Nutrição e Química. Os cursos da UFFS também são gratuitos.

Estaduais

Algumas universidades estaduais do Paraná também ofertam vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Segundo a Agência Estadual de notícias, estão abertas 2.508 vagas em 195 cursos de graduação. 

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) é a que mais oferta vagas: são 1.050 em 72 cursos de graduação. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) aparece em seguida, com 581 vagas em 47 cursos, e a Unicentro disponibiliza 570 vagas para 49 cursos. A Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) também participa do SiSU e está com 307 vagas abertas em 27 cursos.

você pode gostar também
Deixe uma resposta