Jovens empreendedores do Estado participam de rodada de negócios, no Sudoeste

A região Sudoeste recebeu 130 jovens empreendedores de 28 municípios do Paraná, no dia 26 de março, para a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Faciap Jovem, na Sociedade Rural Pato Branco. No dia anterior, os representantes dos núcleos de empreendedorismo jovem participaram de visitas técnicas a empresas pato-branquenses e de uma rodada de negócios.

A vice-presidente da Faciap Jovem, Paloma Vanin Marcante, empresária de Pato Branco, relata que esta foi a primeira AGO do ano (outras três serão realizadas em 2022) e que começou com negócios sendo concretizados. “Temos testado algumas formas de realizar a rodada de negócios. Em Pato Branco, tivemos parcerias sendo fechadas. Convidamos algumas empresas do município, consideradas estratégicas, para conhecer novas alternativas de negócios e reforçar o networking com os jovens empreendedores”, relata Paloma.

Na AGO, houve a aprovação do calendário da Faciap Jovem para este ano e da programação de capacitações. O Programa de Desenvolvimento de Lideranças Associativistas (PDLA), a mais importante delas, terá o primeiro módulo no dia 9 de abril, de forma remota. Outros três módulos serão realizados em 2022.

“Também tivemos o reconhecimento aos núcleos de Campo Mourão, Francisco Beltrão, Palotina e Ponta Grossa, os primeiros a acreditarem no programa Brasil Mais Empreendedor [criado para capacitar jovens de 18 a 39 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social, a abrirem seus próprios negócios]. Na pauta diversidade, foram debatidas práticas que os núcleos podem adotar para incentivar, promover e fortalecer as lideranças femininas”, relata a vice-presidente da Faciap Jovem.

O coordenador da Cacispar Jovem, William Madruga, ressalta que o evento em Pato Branco segue a retomada dos encontros presenciais. “Por conta da pandemia, foram dois anos com restrições. Com os novos protocolos, foi possível sediar uma assembleia da Faciap Jovem em nossa região, depois de um bom tempo”, comemora William.

Alexandre Rech, presidente do Núcleo do Empreendedor Jovem (NEJ) de Pato Branco, salienta a oportunidade de receber integrantes do movimento associativista do Paraná. “Foi uma ótima experiência para o nosso núcleo, ao organizar o evento, promover a integração e criar um ambiente favorável para negócios entre jovens empreendedores”, resume.

 Futuro

A Cacispar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná) esteve entre os apoiadores dos eventos em Pato Branco. Paulo Sergio Bueno, presidente da Cacispar, destacou o expressivo número de participantes de outras regiões do Estado. “A Faciap e a Cacispar incentivam a participação dos jovens, pois eles são o futuro do movimento associativista. Nossa região conta com nove núcleos de empreendedorismo jovem e há espaço para muitos outros”, observa Paulo. Na AGO, foi ratificada a criação do Encontro Paranaense de Jovens Empreendedores, a ser realizado no dia anterior à AGO. A primeira edição será em Guarapuava, em maio, seguida de Curitiba (agosto) e Palotina (outubro).

você pode gostar também
Deixe uma resposta