Mariópolis intensifica preparativos para a Festa da Uva

Faltando apenas 8 dias para o início da programação gastronômica da aguardada Festa da Uva, em Mariópolis, os preparativos para que tudo saia como o planejado são intensificados pela administração pública, pelo conselho da Paróquia São Francisco de Salles e produtores que terão seus produtos coloniais e uva in natura para venda durante a festa, que deve acontecer entre os dias 20 e 22 de janeiro.

Programação religiosa

No último sábado (7), na comunidade São Pedro, interior de Mariópolis, aconteceu a 1ª Missa da Vindima. Segundo Maristela Paulek, chefe de gabinete da Prefeitura de Mariópolis, “a missa da Vindima significa a colheita da uva, sendo que a comunidade foi escolhida por ter a maior quantidade de vinhedos do município”.

A população maripolitana lotou a igreja da comunidade, sendo que os 200 ingressos do café por adesão, programado para a sequência da missa, foram vendidos.

“Foi um grande sucesso essa primeira missa, responsável por abrir de forma oficial a programação religiosa da Festa do Padroeiro São Francisco de Sales e também a edição de 2023 da Festa da Uva”, comenta.

Outra programação religiosa prevista para a celebração do padroeiro é a missa em honra a São Francisco de Sales, marcada para o dia 22 de janeiro, às 10h.

Programação cultural e gastronômica

Para receber a Festa da Uva 2023, a administração pública, em conjunto com os demais organizadores do evento, estão realizando reestruturações no Parque de Eventos Arnaldo Weiss. As melhorias estão sendo realizadas tanto no saneamento quanto na energia elétrica, além de manutenções no pavilhão que abrigará os produtores.

“Separamos um espaço longo na entrada do parque, um lugar reservado, para os fruticultores de Mariópolis, onde eles poderão vender a uva in natura com maior comodidade e as pessoas poderão adquirir os produtos”, afirma Maristela.

A chefe do gabinete salienta que o feriado municipal, estabelecido para o dia 24 de janeiro, foi adiantado para o dia 20, visando maior aproveitamento do público e possibilitando aos voluntários trabalhar nos preparativos.

No primeiro dia da festa, 20 de janeiro, a abertura dos portões está programada para as 13h, com a Festa da Uva e Feira Comercial e Empresarial de Mariópolis, no Parque de Eventos. Durante a noite, será servido o prato típico da Ovelha Enfarinhada, no pavilhão da igreja Matriz.

A abertura oficial e Rodeio Country com a equipe Cesar Paraná terá início também no dia 20 de janeiro, a partir das 21h30, seguido do show com o grupo Sambô, às 23h.

A abertura dos portões do dia 21 de janeiro acontecerá as 10h. O sorteio da campanha de Natal da ACEMA está agendado para as 16h. No período da noite acontecerá a segunda noite do Rodeio Country, às 21h30 e, às 23h, o show será por conta da dupla Antony e Gabriel.

Produtos

Serão 10 fruticultores envolvidos na Festa da Uva e. mesmo com um pequeno atraso na maturação das uvas, os produtores se mostram satisfeitos com a qualidade dos vinhedos. “Atrasou um pouco por causa do inverno que se prolongou, mas está tudo dentro do previsto”, declara a chefe de gabinete, ao destacar que a população poderá encontrar uva niagara branca, niagara rosada, bordô e algumas uvas de mesa, como a Isis, Vitória e a Núbia.

Em reunião, a comissão organizadora do evento definiu que o preço da uva no evento será de R$ 6 o quilo, sendo vendida também em caixas padronizadas que comportam 5 quilos.

A população que marcar presença na Festa da Uva 2023 poderá adquirir diversos produtos coloniais e uva in natura, visitar a exposição comercial e empresarial, prestigiar o show pirotécnico, além de se divertir no parque de diversões que está sendo montado e aproveitar música ao vivo na praça de alimentação.

“Estamos aguardando um volume grande de pessoas, por isso preparamos um plano de segurança organizado, para que possamos receber a todos e que a festa ocorra dentro da normalidade, como sempre aconteceu”, destaca Maristela.

Patrimônio Cultural e Material

A Festa da Uva é realizada em Mariópolis desde 1991 e, em conjunto com a Festa do Padroeiro, se tornaram tradicionais em Mariópolis e são reconhecidas em toda a região.

Pensando nisso, a administração municipal reuniu um dossiê com arquivos das duas festas e, de acordo com Maristela, está em tramitação na Câmara Municipal. “Vamos transformar o prato típico Ovelha Enfarinhada e a Festa da Uva em Patrimônio Cultural e Material de Mariópolis”, afirma, destacando que foram reunidos materiais desde a primeira festa, com toda a evolução dos eventos.

“Esse material já passou por uma análise de comissão técnica e, atualmente, os dois projetos estão em tramitação na Câmara, com previsão de, ainda nesse ano, ser transformados em patrimônio do município”, conclui.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.