Mariópolis lança projeto socioambiental “1.000 árvores urbanas em quatro anos”

Nesta semana, o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente de Mariópolis e o Conselho Municipal de Meio Ambiente lançaram oficialmente o projeto “1.000 árvores urbanas em quatro anos”, que pretende fortalecer o reflorestamento e a arborização da zona urbana do município.

O projeto prevê a participação dos munícipes [incluindo escolas, entidades e associações], por meio de um sistema que, na prática, servirá como adoção das árvores pela população, distribuição gratuita em eventos diversos, bem como o plantio direcionado e outros pontos não sinalizados pelo Plano Municipal de Arborização. Ainda, o envolvimento pode ser maior com entidades regionais.

Para implantar o projeto, o Departamento de Meio Ambiente e o Conselho Municipal adotarão espécies nativas e frutíferas, como cerejeiras, pitangueiras, quaresmeiras, chau-chau, ipê mirim, samambaia, entre outras.

“Todas apropriadas para o plantio na zona urbana e que não representem risco de levantamento de calçadas. Além disso, são árvores que, na média, não atingem altura suficiente para representar risco para a fiação elétrica ou telefônica”, observa a chefe de gabinete, Maristela Paulek.

Como será o plantio

Nesse primeiro momento, as árvores serão plantadas nas vias mapeadas no Plano Municipal de Arborização, como a nova extensão da avenida Brasil; Alameda 3; parque de eventos; e algumas praças.

O intuito é envolver nascestes/vertentes da área urbana nesse projeto, que tem cunho socioambiental de preservação, de cuidados com o meio ambiente e qualidade de vida.

Acompanhamento

Os munícipes poderão acompanhar o programa “1.000 árvores urbanas em quatro anos”, por meio de um arvorômetro [disponível nos próximos dias no site da prefeitura, em www.mariopolis.pr.gov.br e na página do Facebook @prefeiturademariopolis].

O diretor de Agricultura e Meio Ambiente, Nadir Rissardi Primo, lembra que — embora tenha sido lançado na última terça-feira (21), no Dia da Árvore — centenas de espécies já foram plantadas ao longo desses nove meses de trabalho de conscientização ambiental.

“No programa, para os próximos dias, em torno de 300 árvores serão plantadas na área urbana de Mariópolis, conforme o Plano de Arborização Municipal”.

A população, que tiver interesse em receber as mudas para plantá-las, pode entrar em contato junto ao Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, por meio dos telefones (46) 3226-8135 / 3226-8130.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.