Mariópolis promove campanha Minha Primeira Identidade

Redação com assessoria

Entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, a Prefeitura de Mariópolis e o Instituto de Identificação do Paraná (IIPR) – Posto de Mariópolis realizam a campanha “Minha primeira identidade”, que tem como objetivo incentivar os pais e/ou responsáveis a emitirem o primeiro RG dos seus filhos, com horário especial de atendimento.

“No contexto das políticas públicas, a emissão do RG é essencial para garantir a segurança da criança e do adolescente em diversas situações. Além de ter um formato prático, o RG contém o registro da digital, que fica cadastrada no banco de dados da polícia”, afirma a chefe de gabinete, Maristela Paulek.

Ela acrescenta: “Carregar um RG é mais prático do que a Certidão de Nascimento e evita danificar a certidão, além de facilitar a comprovação da paternidade quando solicitado”.

A responsável pelo Posto de Identificação de Mariópolis, Vanieli Novello, explica que a campanha surgiu tendo em vista a proximidade das festas de fim de ano, viagens, matrículas escolares, regularização de identidades antigas, e tantas outras situações, que necessitam a identificação civil.

“A carteira de identidade pode ser emitida nos primeiros meses de vida. Recomendamos a partir dos seis meses, que aí a criança já pode ficar sentadinha para tirar foto”, comenta.

Vanielli também orienta que as pessoas “venham mais próximo do natural possível, sem maquiagem, brincos ou outros adornos na cabeça, orelhas e pescoço”.

1ª ou 2ª via

Ainda, juntamente com a campanha “Minha primeira identidade”, demais cidadãos que necessitem de 1ª ou 2ª via [ou regularizar documentos muito antigos] podem dirigir-se ao Posto de Identificação de Mariópolis, para solicitar a emissão de sua Cédula de Identidade (RG).

O posto está situado em anexo à Biblioteca Municipal, na rua 6, número 1.030. O horário de atendimento estendido nesta semana (sem fechar para o almoço) ocorre das 8h às 16h30. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone: (46) 3226-8113.

Documentos necessários para crianças e adolescentes:

– Certidão de Nascimento

– CPF (opcional)

– RG do responsável legal (pai, mãe ou guardião legal)

– Valor: gratuito

– Não é necessária foto

– Aconselhável a criança ter idade igual ou acima de seis meses

Documentos necessários para 1ª e 2ª via (Adultos):

– Certidão de Nascimento ou Casamento

– CPF (opcional)

– Valores: 1ª via (gratuita) e 2ª via (R$ 38,30)

– Não é necessária foto

você pode gostar também
Deixe uma resposta