Marista Escola Social faz live do projeto de música Sintonia em Itapejara D’Oeste

Nesta quinta-feira (8), a Marista Escola Social – Unidade de Itapejara D’Oeste realizará live musical de encerramento das atividades do primeiro semestre de 2021, referentes a uma das várias oficinas ofertadas na estrutura: o projeto de música Sintonia.

Desenvolvido pelos educadores Daniel Furlan e Maria Tereza de Campos Ruwer Bordignon (Maritê Ruwer), esse projeto conta com a participação de oito estudantes no período matutino e 44 no vespertino. Eles têm idades entre 6 e 11 anos.

“O objetivo dessa live, com duração estimada de 50 minutos, é apresentar e expor de maneira virtual o resultado das atividades desenvolvidas no semestre”, justifica o diretor da unidade, Lucas Souza.

Ele lembra que já ocorreram e vão acontecer outras lives, com várias outras temáticas. “Inclusive, na sexta-feira (9), haverá a #MaristaemCasa, com a finalidade de apresentar as atividades de todos os projetos durante esse primeiro semestre”.

Como funciona o projeto Sintonia

A Marista Escola Social – Unidade Itapejara atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio de projetos no contraturno escolar e serviço de fortalecimento de vínculos.

Tendo em vista a pandemia da covid-19, as aulas de todos os projetos acontecem, até então, de forma remota. O Sintonia, em específico, ocorre por meio de interação de vídeos, encaminhados via WhatsApp, com atividades mais pontuais para gravações no espaço da unidade.

“Dessa forma, não foi possível aulas direcionadas para instrumentos musicais, porém dispomos para o projeto de bateria, violão, violino, baixo, pandeiro entre outros instrumentos”, diz o diretor.

Ele conta que os vídeos são enviados todas as segundas-feiras e os estudantes fazem as devolutivas durante a semana, ou seja, de terça à sexta.

“Dentro do Sintonia acontecem ações também de outro projeto, chamado LabMar, que tem como objetivo incidir diretamente no crescimento da proficiência de português e matemática dos estudantes encaminhados pela escola”.

Com isso, segundo Souza, a iniciativa “vem responder a necessidade de um projeto pedagógico voltado para a linguagem de música, tendo sempre em foco o eixo do Conviver Marista de Alfabetização e Letramento, trabalhando os sentimentos. Isso, com ênfase no desenvolvimento socioemocional dos estudantes, tendo em vista que as crianças estão sendo afetadas no processo de aprendizado, comunicação e relações pessoais e sociais durante a pandemia”.

A live do projeto Sintonia será nesta quinta-feira, às 17h. Já a #MaristaemCasa, ocorre na sexta (9), às 16h. Ambas transmitidas pela página do Facebook @maristaescolasocialitapejara, em que todos são convidados a acompanhar.

você pode gostar também
Deixe uma resposta