MPPR e Gaeco investigam fraudes a licitações em Enéas Marques

O Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da 6ª Promotoria de Justiça de Francisco Beltrão, deflagrou na manhã de quinta-feira (9), a Operação Sumérios, que apura possível envolvimento de servidores públicos e empresários em crimes de fraude a licitações, falsidade ideológica e associação criminosa em, pelo menos, 28 licitações da Prefeitura de Enéas Marques, realizadas entre os anos de 2014 a 2017.

Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão – autorizados pelo Juízo Criminal de Francisco Beltrão – nos municípios de Enéas Marques, Francisco Beltrão, Nova Esperança do Sudoeste, Dois Vizinhos e Curitiba.

As apurações, conduzidas pela 6ª Promotoria de Justiça de Francisco Beltrão, demonstraram que o Município de Enéas Marques, com a participação de servidores públicos dos setores de licitação e compras, direcionava procedimentos licitatórios ou beneficiava empresas com prorrogações de contrato, a partir da falsificação de publicações de extratos no Diário Oficial de um jornal de grande circulação na região Sudoeste. As falsificações contavam com o auxílio de uma funcionária do jornal à época dos fatos.

Entre os objetos apreendidos, estão aparelhos de telefone celular, computadores e documentos que serão periciados pelo Instituto de Criminalística e, na sequência, analisados no curso das apurações. Também foi apreendida uma grande quantidade de dinheiro com um dos investigados, mas de acordo com informações da 6ª Promotoria de Justiça de Francisco Beltrão, o montante no faz parte das fraudes a licitações. O abordado, que estava com o dinheiro, deverá ser investigado pelo Gaeco. (MPPR)

você pode gostar também

Comentários estão fechados.