Municípios do Sudoeste do Paraná são bem avaliados no Índice de Governança Municipal

Na sexta-feira, 14 de julho, a Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e o Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR) apresentaram os resultados do Índice de Governança Municipal (IGM). Este índice, idealizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA), avalia a gestão de cada município baseando-se em indicadores fiscais, de desempenho e gestão.

Anderson Barreto, presidente da Amsop e prefeito de Coronel Vivida, ressaltou a importância da região do Sudoeste e enfatizou a necessidade de um desenvolvimento equitativo entre os municípios. O IGM, segundo o CFA, leva em consideração aspectos como gestão fiscal, investimentos em saúde e educação, folha de pagamento, planejamento orçamentário e políticas públicas para a população.

Os municípios do sudoeste foram bem avaliados no índice. Marcello Padula, presidente do CRA-PR, apontou que poucos ajustes são necessários nas administrações municipais locais. Rui Ribeiro, diretor da Câmara de Gestão Pública do CFA, ressaltou que o objetivo do IGM é promover o debate sobre a importância da gestão para o desenvolvimento municipal.

Os municípios de Renascença (7,93), Chopinzinho (7,84) e Ampére (7,83) se destacaram na região, com índices de governança próximos de 8 em uma escala que vai de 0 a 10. Eles estão entre os 40 municípios mais bem avaliados do Brasil, superando Curitiba (7,79).

Os dados do IGM podem ser conferidos no site igm.cfa.org.br. A região sudoeste do Paraná foi a primeira do estado a assumir o compromisso com a melhoria coletiva da gestão pública municipal.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.