Novo repasse de vacinas para o Sudoeste supera 11 mil doses

Após terem recebido as chamadas doses extras, Barracão e Santo Antônio do Sudoeste, não receberam imunizantes neste lote

Na segunda-feira (9), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) recebeu a 36ª remessa feita pelo Ministério da Saúde, que disponibilizou 212.070 doses de vacina contra a covid-19, para a aplicação da primeira dose. Também foram entregues 44.100 doses da D2, referente a 31º lote. Ainda nessa terça-feira (10), todos os imunizantes começaram a ser repassados para as 22 Regionais de Saúde do Paraná.

Conforme divulgado pela Sesa, 11.328 doses foram destinadas ao Sudoeste, — 5.074 para os municípios da 7ª Regional de Saúde e 6.254 para a 8ª. A maior parte dos imunizantes recebidos são para a primeira aplicação.

No novo repasse às regionais de saúde do Sudoeste chama a atenção o fato de Barracão e Santo Antônio do Sudoeste não terem sido listadas para o recebimento de nenhuma dose de imunizante.

A explicação de tal postura foi dada ainda na sexta-feira (6), pelo secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, quando esteve em Pato Branco.

Segundo o secretário, as chamadas doses extras que os municípios receberam para tentar frear a proliferação do vírus na região de fronteira com a Argentina e o Paraguai, na verdade foi uma antecipação das doses destinadas ao estado.

Assim, o secretário declarou na ocasião a necessidade de um reequilíbrio no envio das doses para outras localidades, para que sejam agilizadas as ações de vacinação.

Mesmo destacando o andamento da vacinação em Barracão, Santo Antônio do Sudoeste e Guaíra (que também recebeu repasse extra, assim como Foz do Iguaçu), Beto Preto disse aguardar por parte do Ministério da Saúde a finalização do reforço de fronteira, recebendo um maior quantitativo para o município da tríplice fronteira.

Sulina, que está com a vacinação bastante adiantada, também não recebeu doses da Coronavac para a primeira aplicação. Mostrando assim, também uma articulação para atender os municípios que estão precisando de maior quantitativo de imunizantes.

você pode gostar também
Deixe uma resposta