Palmas assina novo contrato com Instituto Santa Pelizzari

A Prefeitura de Palmas e o Instituto Santa Pelizzari assinaram um novo contrato de prestação de serviços hospitalares na tarde da última quarta-feira (13). Com a assinatura do documento, a continuidade dos atendimentos para a população está garantida através do contrato n° 155/2022.

De acordo com a procuradora do município, Dra Candice Carvalho, o problema identificado pelo Instituto Santa Pelizzari foi referente a valores contratuais, com o instituto alegando a extrapolação das AIHs, dos valores que já recebe para internamento pelo SUS, além de solicitar a composição dos valores reajustados por meio de Portaria do Governo Federal.

“Houve a Portaria 404/2022 do Ministério da Saúde que concedeu ao Município de Palmas, a título de recurso chamado Teto MAC, o reajuste de R$ 33.200,40 mensais. O instituto judicializou buscando o reajuste, alegando que o município não tinha realizado, no entanto, o Município de Palmas realizou, sim, o reajuste no contrato. Porém, o recurso que vem diluído no valor do Teto MAC, a título de incentivo CAPS, não é devido a título de repasse, considerando que o Município possui o serviço aberto no Município desde 2016, valor este que foi retirado, no valor de R$ 28.000,00 mensais”, explica.

A procuradora afirma que, durante o período de negociações, a população não foi prejudicada, já que o instituto manteve o atendimento, sendo que a administração pública obteve o deferimento de liminar para que o mesmo continuasse o atendimento, e “culminou com a assinatura pelo Instituto na última quarta, final da tarde, e na quinta, pelo Chefe do Poder Executivo”.

Contrato

O objeto do contrato 155/2022 se mantém o mesmo dos anteriores, com a prestação de serviços hospitalares de urgência e emergência, no pronto socorro, para a população de Palmas; prestação de serviços assistenciais a saúde, compreendendo serviço de internamento hospitalar, conforme referência em AIHS, de estabelecimento devidamente cadastrado no SCNES, habilitados e credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS); prestação de serviços para partos da Rede Mãe Paranaense das gestantes do SUS; prestação de serviços de retirada de órgãos e tecidos, conforme as verbas recebidas através do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) – Transplantes de Órgão, Tecidos e Células.

Segundo a procuradora, quando o contrato foi assinado, foi colocado fim, por meio de acordo judicial, a todos os processos e recursos ajuizados pelos jurídicos dos envolvidos.
“Cabe ressaltar que o valor do reajuste solicitado pelo Instituto Santa Pelizzari não era devido no item contratual requerido, vez que se trata de verba de oriunda do Governo Federal. Porém, o Poder Executivo Municipal realizou reajuste de valores em item livre dos recursos do Município de Palmas, ou seja, alocando recursos no local correto”, destaca.

você pode gostar também
Deixe uma resposta