Paraná enfrenta instabilidade no Sul e Sudoeste e calor no Norte

Nesta segunda-feira, o estado do Paraná apresenta condições climáticas distintas devido à influência de uma frente fria que avança pelo sul do Brasil. Durante o final de semana, essa frente fria provocou chuvas significativas no Rio Grande do Sul e em partes de Santa Catarina, e começou a atuar no Paraná desde a tarde de domingo, aumentando a instabilidade climática.

Chuva Intensa em Regiões do Paraná

Nas últimas 24 horas, municípios das regiões oeste, sudoeste e sul do Paraná registraram acumulados de chuva que ultrapassaram os 40 milímetros. Pato Branco com um acumulado de 48mm e Francisco Beltrão com 59mm, até as 6:00h desta segunda feira. A condição de instabilidade permanece ao longo desta segunda-feira, especialmente entre o oeste, sudoeste, centro-sul e sudeste do estado, áreas mais próximas à Santa Catarina. Nestas regiões, a chuva pode ocorrer em diversos momentos do dia, e não se descarta a possibilidade de chuvas mais fortes, acompanhadas de raios.

Sol e Calor no Norte e Noroeste

Por outro lado, a frente fria não avança para os setores norte e noroeste do Paraná. Nestas regiões, o sol predomina e as temperaturas podem ultrapassar os 30 graus, proporcionando um dia quente. Nos Campos Gerais e no leste do estado, a nebulosidade varia bastante, mas a chance de chuva é extremamente baixa.

LEIA MAIS

Tendência para os Próximos Dias

Para os próximos dias, a tendência é que a instabilidade permaneça elevada nas regiões mais próximas à Santa Catarina. Na terça e quarta-feira, a chance de chuva continua maior no oeste, sudoeste e sul do Paraná. A partir de quarta e quinta-feira, espera-se que o tempo volte a ficar mais seco e aquecido em praticamente todo o estado.

De maneira geral, o Paraná terá uma semana com tempo mais instável nas regiões ao sul, próximas à Santa Catarina, enquanto o norte e o noroeste continuam a enfrentar temperaturas elevadas e clima seco. Esta previsão destaca a necessidade de atenção especial às áreas afetadas pela instabilidade, ao mesmo tempo em que os moradores das regiões mais quentes devem se preparar para dias de calor.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.