Pedra fundamental do novo fórum é lançada em Clevelândia

Foi realizado no fim da tarde desta segunda-feira (1º) o lançamento da pedra fundamental do novo fórum da comarca de Clevelândia. O prédio será construído em um terreno na rua Sete de Setembro, bairro AB Nogueira, nos fundos da Clínica Municipal de Fisioterapia.

O lançamento reuniu diversas autoridades do poder judiciário regional, desembargadores, lideranças políticas, representantes de entidades como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), membros da comunidade em geral, entre outras autoridades e convidados.

Também acompanhou o evento o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), o desembargador José Laurindo de Souza Netto, a prefeita de Clevelândia, Rafaela Losi, e o prefeito de Mariópolis, Mario Paulek.

De acordo com os depoimentos de diversas autoridades que compuseram a frente de honra, a construção de um novo fórum é uma demanda de pelo menos 20 anos da comunidade de Clevelândia. A comarca também atende as necessidades do município de Mariópolis.

Segundo informações da assessoria de imprensa de Clevelândia, o novo prédio terá 1500 metros quadrados de área construída. Atualmente os serviços do fórum são realizados em um prédio inaugurado em 1953, que será preservado e deverá ser utilizado por outras repartições públicas.

O novo fórum será utilizado para abrigar todos os serviços da justiça, com andamento de processos cíveis e criminais, assim como audiências e júris. A intenção é melhorar a qualidade do atendimento ao público, pois a estrutura do prédio anterior é insuficiente.

A juíza Fabiane Pieruccini também esteve no evento. Ela já atuou como magistrada em Clevelândia, e lembrou da necessidade do município de possuir uma nova estrutura para abrigar o fórum.

O presidente do TJPR, José Laurindo de Souza Netto, fala durante a solenidade

Trâmites

De acordo com informações do Município de Clevelândia, a prefeitura realizou a doação do terreno onde será construído o prédio, realizou a terraplenagem e a pavimentação asfáltica das ruas de acesso ao novo fórum.

Já os recursos e trâmites de execução da obra, como licitação, contratação de empresa, pagamentos e fiscalização são responsabilidades do TJPR. De acordo com informações apuradas no lançamento, a previsão é de que a obra comece ainda no ano de 2022.

A prefeita Rafaela Losi classificou o primeiro passo da construção do novo fórum como um “marco histórico” para a comarca. “É uma satisfação enorme poder receber hoje grandes nomes do poder judiciário do Paraná, vindo nos trazer essa notícia excelente. Essa pedra fundamental simboliza o início das obras, de algo que contribuirá muito para a comunidade de Clevelândia e de Mariópolis. Nós temos que agradecer a todos que fizeram parte desse projeto”, disse a prefeita.

O desembargador José Laurindo de Souza Netto, presidente do TJPR, afirmou que o novo fórum ampliará o acesso à justiça para a comunidade local. “A construção de um fórum se traduz na construção de cidadania, da mesma forma que acontecia no fórum romano. Esses são espaços onde não só são solucionados os litígios, mas um local onde se construía o diálogo, a convivência, que são pilares da cidadania”, disse Netto.

Evento foi acompanhado por representantes da comunidade regional
(Fotos: Nelson da Luz Junior/Diário do Sudoeste)

Homenagens

Na noite de segunda-feira também foi realizada a sessão solene de entrega dos títulos de cidadão honorário do município de Clevelândia para o desembargador José Laurindo de Souza Netto e para a juíza Fabiane Pieruccini. A entrega aconteceu no centro de eventos.

Netto afirmou que receber o título é uma grande honra, especialmente porque seus antepassados possuem raízes na região dos campos de Palmas.

você pode gostar também
Deixe uma resposta