Prefeitura de Clevelândia e FAMA implantam pós-graduação com especialização em autismo

Ao discutir a inclusão de crianças com autismo nas escolas de ensino regular, é fundamental considerar também a preparação dos professores. Essa demanda tem crescido e os sistemas de Educação e Saúde pública têm percebido a necessidade de capacitação para acolher e realizar intervenções qualificadas e inclusivas.

Considerando esta condição e diante de solicitações formuladas por professores ligados à Secretaria Municipal de Educação, a prefeita de Clevelândia, Rafaela Losi, solicitou a criação do Curso de Especialização em Educação Especial com ênfase no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (FAMA) assumiu a responsabilidade técnica pela criação e implementação do projeto, que teve sua aula inaugural em outubro de 2023.

A professora e coordenadora de Pós-Graduação, Thais Ferreira, reforça que a definição pelo curso é baseada ainda em pesquisas que revelaram a necessidade de uma formação continuada e urgência na capacitação profissional na área de autismo.

Objetivo e público-alvo

A coordenadora salienta que a especialização tem o objetivo de qualificar profissionais da área da educação e das áreas de Saúde e Assistência Social no sentido de desenvolverem estratégias e intervenções que promovam a inclusão de estudantes com autismo nas escolas de Clevelândia e região e na sociedade como um todo.

O curso é totalmente gratuito e oferta sessenta vagas, as quais atualmente são ocupadas por profissionais dos municípios de Clevelândia, Mariópolis, Palmas, Pato Branco e Francisco Beltrão. O perfil dos alunos compreende profissionais da área da Educação, bem como psicólogas, nutricionistas e fisioterapeutas.

Em formato híbrido, a pós-graduação oferece encontros presenciais mensais com profissionais de diferentes áreas de formação e aulas virtuais à distância. O curso possui um total de 380 horas, sendo 260 horas de Tempo Formação (Ensino), 80 horas de Tempo Escola/Clínica (Extensão) e 40 horas de desenvolvimento individual do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (Pesquisa).

A Faculdade Municipal de Clevelândia é representada pela Diretora Geral Niura Kleinuibing Pasin e a Vice-Diretora Airam Teixeira Fortunatti. Ainda, a Comissão da Pós-Graduação é composta ainda por Ana Maria Lopes Conceição, Fabiane Carbonari Menegussi, Francieli Fabris e Mateus Lempek.

As estatísticas

De acordo com projeções da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), estima-se que existam 2 milhões de pessoas com TEA no Brasil. Porém, ainda não existem dados oficiais que comprovem tais números. Pela primeira vez o Censo do IBGE 2022 incluiu uma pergunta sobre autismo em seu questionário: “Já foi diagnosticado(a) com autismo por algum profissional de saúde?”. Os dados poderão apresentar um levantamento estatístico sobre a população autista atualizados, mas reconhecemos que novos diagnósticos são comprovados diariamente e que muitas crianças, jovens e adultos, estão em processo de avaliação. Fato que ainda não possibilita mensurar a demanda real que temos atualmente e que teremos nos próximos anos.

No ano de 2023, a Comissão da Pós-Graduação da FAMA realizou pesquisa sobre autistas com laudos escolarizados no município de Clevelândia e identificou 49 estudantes com diagnóstico matriculados na educação infantil, ensino fundamental I e II, Ensino Médio, EJA e escola especial (APAE). A maioria das matrículas foi identificada na Educação Infantil (19) e, do total, identificou-se que 34 estudantes são do sexo masculino.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.