Prefeitura de São João amplia vagas do projeto Frente de Trabalho 2022

Neste ano, até 25 pessoas por vez, em situação de vulnerabilidade social, podem atuar nos setores do Município realizando serviços gerais como limpeza de pátios e ruas, corte de grama e manutenção de calçamentos

Neste ano, a Prefeitura de São João aumentou o número de vagas de emprego disponíveis à população do município em situação de vulnerabilidade social. Desde segunda-feira (3), o Município pode contratar até 25 pessoas ao mesmo tempo. Em 2021 só eram possíveis dez admissões.

A ampliação das vagas faz parte do projeto ‘Frente de Trabalho 2022’ — uma iniciativa, criada através do decreto municipal nº 2.888, com o objetivo de cobrir a escassez de mão de obra de servidores concursados e promover uma fonte de renda para famílias com problemas financeiros. Cada pessoa que trabalha para o Município a partir desse projeto recebe R$ 90 por dia.

O ‘Frente de Trabalho 2022’ permite que a prefeitura empregue pessoas, sem a necessidade de contratação permanente, por um prazo de 90 dias. Ou seja, pelos próximos três meses São João poderá contratar pessoas. Depois, deverá fazer um novo decreto para continuar com o projeto, caso seja necessário.

Na prática, os contratados trabalham 15 dias, descansam por mais 15 e, caso tenham interesse em continuar na atividade, retornam ao trabalho por um período de 15 dias. Elas podem repetir esse ciclo durante os próximos 90 dias.

Segundo o decreto municipal, as vagas abertas através do projeto são destinadas para os serviços gerais do Município, como limpeza das ruas e pátios, recolhimento de lixo, manutenção dos calçamentos, corte de gramas, entre outros.

De acordo com Joci Carraro Fante, secretária de Promoção Social e Direitos Humanos de São João, qualquer pessoa acima de 18 anos de idade pode participar do projeto. “Porém, nós damos a prioridade às pessoas que possuem cadastro no Cras, que são as que recebem doações de cestas básicas e que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza. Mas, os outros cidadãos que não recebem nenhum benefício também podem ser cadastrar para participar, pois, tem vagas para todos os perfis”, explicou.

Conforme Joci, o projeto é de grande importância para a população local, principalmente neste período de pandemia, em que muitas pessoas perderam seus empregos. “Teve muita empresa que fechou e deixou diversas famílias sem a principal fonte de renda. Hoje, nós atendemos pessoas que trabalharam durante dez anos em um local e foram mandadas embora porque a empresa não conseguia mais pagar eles”, contou.

Banco de dados

Além de empregar pessoas em situação de vulnerabilidade social, o projeto também funciona como um banco de dados para empresas interessadas em contratar trabalhadores.

Como explica a secretária municipal, o Cras acaba ficando com uma ficha de cada um dos profissionais. “Com isso, podemos indicar às empresas as pessoas que mais de encaixam no perfil da vaga aberta”, diz, completando que o Cras está aberto para receber empresas em busca de funcionários novos.

Como participar

Para se candidatar a uma das vagas de trabalho, os interessados devem ir até o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município e realizar seu cadastro.

Para a candidatura é preciso levar o RG, CPF e o número de uma conta bancária. Segundo Joci, pode ser qualquer tipo de conta e banco.

O Cras fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h e está localizado em frente a Associação Comercial e Empresarial de São João (ACESJ), na rua Paraná, nº 570, no Centro.

você pode gostar também
Deixe uma resposta