Projeto de ampliação da sede da Acefb é apresentado aos associados e à comunidade

No último Café Acefb de 2023, realizado nesta terça, 5 de dezembro, na Associação Empresarial de Francisco Beltrão, foi apresentado o projeto inovador de ampliação da sede da entidade beltronense. Ao todo foram 39 edições do encontro matinal.

No público, presença da imprensa, empresários associados e lideranças regionais, entre elas o prefeito de Beltrão, Cleber Fontana e o vereador Quintino Girardi, representando o presidente da Câmara de Vereadores, Tupy Prolo.

O presidente da Acefb, William Madruga, juntamente com Joares Ribeiro, diretor executivo da entidade, conduziram os trabalhos de apresentação do projeto, que foi apresentado pela arquiteta Joceane Marcon, integrante do Nudearq – Núcleo de Arquitetos e Urbanistas. Participam ainda da elaboração do projeto membros da Sudenge – Associação de Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste do Paraná.

“A ampliação mostra o quanto a entidade cresceu. É a história da Acefb sendo contada, de todos os ex-presidentes e seus vices, onde cada um colocou um tijolinho para chegarmos no tamanho que estamos hoje”, disse William.

Para William, não se esperava um crescimento tão rápido da Acefb – completa 62 anos em maio de 2024. “Um dos exemplos é o auditório multiuso, onde realizamos o Café. Há quatro anos nem auditório a gente tinha. Hoje temos esse com capacidade para umas 80 pessoas, e está apertado. Outro motivo da ampliação é o número de ações e reuniões que vem aumentando ano após ano. Inclusive o espaço onde vai ser ampliada a sede já foi previsto”.

Metragem
De acordo com William, a Acefb possui hoje em torno de 950m² de área construída e serão construídos mais 1.250m², totalizando 2.200m². Serão construídos mais três pavimentos aos fundos da atual sede. O projeto vai contemplar auditório multiuso maior e mais moderno, estúdio, hall, elevador, escadas, salas para coworking, aumento de salas para o Ciklo hub, depósito, sala da diretoria e do presidente, sistemas básicos na hidráulica, elétrica e automação.

“Temos que preparar a Acefb para um município que beira os 100 mil habitantes. Temos também que comemorar a marca de 1.500 associados em 2023, graças ao trabalho incansável da equipe de colaboradores coordenados pelo Joares. Eu falava numa entrevista que a gente sente que quem trabalha na Acefb não trabalha apenas pelo salário, eles vestem a camisa”.

Jovens na Acefb
Tarsizio Carlos Bonetti, vice-presidente da Acefb e coordenador da comissão de ampliação da obra, comenta que, para o crescimento econômico e social de Beltrão, a ampliação se faz necessária. “É uma obra que vem para o desenvolvimento do empreendedorismo, essência da Acefb. Temos que continuar fazendo com que o nosso empresário tenha coragem de empreender, construir indústrias e melhorar o seu comércio”, comenta.

Sobre os jovens empresários que vem chegando nos últimos anos para somar na Acefb, Tarsizio lembra que “é normal, vamos envelhecendo e perdendo o ritmo de trabalho. Por isso a importância desses jovens aqui para que a entidade não parar de crescer. A composição dos núcleos da Acefb é basicamente de jovens”, completa Tarsizio.

Feiras recentes como a 1ª Oktoberfest e a 1ª Casa que Quero, 2 Festa na Vila, realizadas no centro de eventos do parque de exposições em outubro e novembro de 2023, respectivamente, reforçam a análise de Tarsizio. A Acefb fecha 2023 com 25 núcleos empresariais.

Conceito da obra
“O projeto foi pensado na funcionalidade da entidade”, afirma Jo Marcon. Ela reforça que a ampliação está focada em pilares: associativismo, inovação, prestação de serviço, economia, defesa dos interesses dos associados e conceito industrial.

O prefeito Cleber parabenizou os idealizadores do projeto. “Vai ficar uma obra linda. Ou nós ou o futuro prefeito vai festejar com vocês a inauguração desse projeto de uma entidade tão importante para o nosso município. As bandeiras da Acefb se integram com os interesses da nossa população”, assinala Cleber.

acefb
você pode gostar também

Comentários estão fechados.