Regionais da Seab orientam municípios sobre adesão ao Susaf – PR

A chefia do Núcleo Regional de Pato Branco da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), está realizando reuniões com lideranças dos 15 municípios de sua área de atuação, para divulgar e estimular a adesão das prefeituras no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte, o Susaf-PR.

De acordo com Leunira Tesser, chefe da regional, o Estado do Paraná aderiu ao serviço que permite que agroindústrias e produtores possam comercializar seus produtos em todos os municípios do Paraná, possuindo apenas o Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

No âmbito sanitário e de segurança alimentar, há três níveis de certificação que autorizam a comercialização de produtos agrícolas: o Serviço de Inspeção Federal (S.I.F.), que permite a venda em todo território nacional; o Serviço de Inspeção do Paraná, que autoriza a comercialização no território paranaense, e os Serviços de Inspeção Municipal (SIM). Um produto que possua o SIM de Pato Branco, por exemplo, só pode ser comercializado no mercado de Pato Branco.

Leunira comenta que os selos federal e estadual são solicitados geralmente por agroindústrias maiores, que possuem mais capacidade de capilarizar seus produtos em mercados mais distantes de sua origem. Já os selos municipais são solicitados principalmente por pequenas propriedades, que geralmente possuem produções mais artesanais.

Ela analisa que o Susaf – PR representa uma oportunidade para a agricultura familiar, que terá novas possibilidades de expandir seus mercados dentro do Paraná.

O cadastro no Susaf – PR está disponível para agroindústrias de origem animal, artesanais e familiares, com área útil de até 250 metros quadrados, além de outros critérios. Mais informações sobre o sistema estão disponíveis no site da Adapar (www.adapar.pr.gov.br).

Adesão
A adesão ao Susaf – PR é feita pelos Municípios junto a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Ao obter o cadastro, as agroindústrias e produtores interessados também devem ser incluídos pelos Municípios, o que justifica a mobilização das chefias regionais da Seab.

Nesta quinta-feira (13), a regional de Pato Branco realizou o encontro com secretários de agricultura e médicos veterinários das prefeituras de Palmas, Clevelândia, Mariópolis, Vitorino e Pato Branco. Leunira explica que os encontros estão sendo feitos de forma gradativa, por conta da pandemia de Covid-19.

“Nós (as regionais da Seab) estamos trabalhando junto com o IDR e a Adapar, para levar a informação, de que forma eles vão poder acessar o Susafe, e colocando os técnicos que fazem extensão rural para orientar, de forma que os municípios consigam aderir”, complementou a chefe.

você pode gostar também
Deixe uma resposta