Restauração em concreto da PRC-280 entre Pato Branco e Clevelândia tem vencedor

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) anunciou, nesta quarta-feira (03), o resultado da licitação para a obra de restauração em concreto da PRC-280, trecho que conecta Pato Branco a Clevelândia, passando por Mariópolis. O consórcio formado pelas empresas Construtora Sanches Tripoloni Ltda e Consol Engenheiros Consultores Ltda., denominado Consórcio Sanches Tripoloni – Consol – Clevelândia – Pato Branco, sagrou-se vencedor com uma proposta de R$ 180.950.000,00.

Após um processo seletivo competitivo, o consórcio foi classificado em terceiro lugar inicialmente, ascendendo à posição de vencedor após a desclassificação das duas primeiras empresas por não cumprirem requisitos de documentação e proposta de preço. Com a decisão finalizada, publicada nos portais Compras Paraná e do governo federal, inicia-se agora um período de três dias úteis para que outras empresas participantes possam recorrer do resultado.

O projeto visa a completa restauração de 37,49 quilômetros da rodovia PRC-280, através da técnica de whitetopping, que consiste na reciclagem do pavimento asfáltico existente para utilizá-lo como base para o novo pavimento rígido de concreto. Além disso, o plano inclui a adição de terceiras faixas em pontos estratégicos para melhorar o fluxo de veículos.

Detalhes técnicos do projeto revelam que as faixas de rolamento terão 3,50 metros de largura, com acostamentos de 2,50 metros, e as placas de concreto apresentarão espessuras de 22 centímetros nas faixas principais e de 28 centímetros nas terceiras faixas. A iniciativa prevê também melhorias em terraplenagem, sinalização, drenagem superficial de águas, além da instalação de defensas metálicas e plantio de grama nos taludes.

Este investimento não apenas visa melhorar a infraestrutura rodoviária da região Sudoeste do Paraná, mas também busca proporcionar uma viagem mais segura e confortável aos usuários da PRC-280. Com um prazo contratual de 450 dias para a conclusão, sendo os primeiros 90 dedicados ao desenvolvimento dos projetos e o restante à execução da obra, espera-se que este empreendimento tenha um impacto significativo no tráfego local.

O uso da modalidade Concorrência com Regime de Contratação Integrada, que combina a elaboração dos projetos básico e executivo com a execução da obra, pretende otimizar o processo, garantindo soluções de engenharia eficientes e coordenadas para o trecho.

O Consórcio Sanches Tripoloni – Consol já possui experiência na região, tendo realizado obras semelhantes na PRC-280 entre Palmas e a BR-153, além de estar atualmente engajado na restauração da rodovia entre Palmas e Clevelândia.

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