São João adere ao Susaf que amplia vendas de agroindústrias

O município de São João, no sudoeste do Paraná, recebeu oficialmente nesta quinta-feira (20) o certificado de adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR). A solenidade de entrega ocorreu no Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) em Pato Branco.

O Susaf/PR, criado por lei em 2013 e regulamentado em 2020, é destinado especialmente à agroindústria familiar e de pequeno porte. O sistema, gerido pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), vinculada à Seab, visa eliminar entraves burocráticos, permitindo que produtos alimentícios e derivados, reconhecidamente bons do ponto de vista higiênico-sanitário, sejam vendidos além dos limites locais. Com a adesão ao Susaf, os municípios podem indicar pequenas agroindústrias que cumprem com as normas sanitárias, ampliando suas vendas para todo o estado.

A meta do Governo do Estado é certificar 200 municípios até o final deste ano, sendo que 147 já aderiram até o momento. O objetivo é garantir maior valor agregado aos produtos da agroindústria familiar, permitindo que ganhem mercado e garantam renda aos produtores. “Isso dá oportunidades a quem produz alimentos de qualidade, ampliando a comercialização para todo o Paraná. Queremos um rural menos desigual, desenvolvendo ações para manter as famílias no campo com qualidade de vida”, afirmou o secretário Natalino Avance de Souza.

LEIA MAIS

Mariza Koloda Henning, chefe do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal da Adapar, destacou que o Susaf oferece grandes benefícios aos pequenos empreendedores, proporcionando segurança e estrutura para que possam empreender. As agroindústrias de São João que atenderem às exigências sanitárias e tiverem a aprovação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) poderão ampliar significativamente o número de consumidores potenciais de seus produtos, de 12 mil para 11,4 milhões.

O prefeito de São João, Clóvis Cuccolotto, ressaltou que a adesão ao Susaf possibilita aumentar a renda dos pequenos produtores e manter os jovens no campo. “Para os pequenos produtores de São João, é uma porta que se abre”, afirmou.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.