Saúde investiga caso suspeito da variante Delta em Vitorino

Nesta quinta-feira (5), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informou ao Município de Vitorino a investigação de um caso suspeito da variante Delta da covid-19.

Tão logo tomou conhecimento da suspeita, a Secretaria de Saúde de Vitorino emitiu um alerta epidemiológico, pedindo a população uma maior atenção aos cuidados preventivos, como o uso de máscaras adequadas, álcool em gel e distanciamento social.

Segundo o boletim epidemiológico disponibilizado pelo Município na tarde de hoje, desde o início da pandemia 1.105 casos de covid-19 foram confirmados, com 1.054 recuperados; 18 pessoas em tratamento, sendo neste momento 13 em isolamento domiciliar e cinco em internamento hospitalar, além de 33 óbitos em decorrência de complicações provocadas pela doença. Também de acordo com o último boletim, 23 pessoas aguardam o resultado dos exames coletados.

De acordo com o secretário Vilson Forgiarini, o caso que vem sendo investigado no município é de um paciente que faleceu. O secretário explica que o material foi coletado quando a pessoas estava internada em ambiente hospitalar, e o teste foi submetido a aferição do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), que suspeitou da variante Delta.

Forgiarini explica que neste momento a equipe da secretaria está realizando a parte documental epidemiológica, ao mesmo tempo em que vem sendo feito o monitoramento dos contatos do paciente investigado.

O passo seguinte de acordo com o secretário é encaminhar o material coletado, e a documentação epidemiológica para ser submetido a um novo teste, desta vez pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em São Paulo, que fará o sequenciamento genômico.

Anderson Nesello, chefe da 7ª Regional de Saúde pontuou na tarde de hoje, o que a Sesa vem destacando desde a semana passada e foi reforçada novamente nessa quinta, de que o Paraná confirmou a transmissão comunitária da variante Delta no estado.

Ainda de acordo com Nesello dentro de um grupo de amostras coletadas, uma foi identificada como possível variação. Este mesmo material segundo o chefe da 7ª Regional de Saúde, será encaminhado para nova análise, o que deve demorar 30 dias para o resultado.

Falando que não é uma surpresa uma investigação genômica para a variante na região, uma vez que a transmissão da Delta já é comunitária, Nesello disse que o caso de Vitorino é o primeiro observado nos 15 municípios que compõem a 7ª Regional.

Foto: José Fernando Ogura/AEN

Relaxamento nos cuidados

“Temos uma visão de tranquilidade ao que se refere a redução dos números de casos”, afirma Forgiarini falando que nem por isso a secretaria observou um relaxamento nos cuidados de enfrentamento da pandemia. “Seguimos vendo as pessoas utilizando álcool gel no comércio, utilizando máscara, e nossa Vigilância Epidemiológica, vem sendo atuante, e não está neste momento identificando aglomerações.”

Contudo, o secretário fala ainda que os cuidados e o alerta deve permanecer. “Sabemos que a variante Delta tem uma forma bem mais rápida de transmissão”, recorda o secretário.

Com relação a vacinação, nessa quinta, Vitorino confirmou que mais de 51% da população recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19 e 23,72%, as duas doses ou a única.

Delta no Paraná

A transmissão comunitária é quando o contágio entre pessoas ocorre no mesmo território, entre indivíduos sem histórico de viagem e sem que seja possível definir a origem da transmissão.

Segundo o mais recente boletim da Sesa, o Paraná já confirmou 54 casos e 18 óbitos pela variante Delta.

você pode gostar também
Deixe uma resposta