Seis municípios do Sudoeste ofertam turmas de EJA pelo Estado

Matrículas seguem com inscrições abertas até o dia 9 de julho para o segundo semestre deste ano

Que tal realizar um antigo sonho de retomar os seus estudos? Se você almeja concluir os ensinos Fundamental e/ou Médio, tem a oportunidade de se matricular para as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Isso porque estão abertas, até a próxima sexta-feira (9), as matrículas para o segundo semestre de 2021.

Essa modalidade é ofertada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE). No NRE de Pato Branco, por exemplo, que abrange 15 municípios, seis deles ofertam essa modalidade.

Eles estão situados no CEEBJA Pato Branco, com turmas manhã, tarde e noite; CEEBJA Chopinzinho, com turmas à tarde e à noite; além dos colégios estaduais Dom Carlos (em Palmas), à noite; Abílio Carneiro (Clevelândia), à noite; Arnaldo Busato (Coronel Vivida), à noite; e Misal Ferreira Araújo (Mangueirinha), à noite.

Conforme a técnica pedagógica da EJA do NRE de Pato Branco, Renata Gugelmin Cichocki, nesse semestre letivo — que se encerra no próximo dia 9 — há 1.277 alunos da EJA matriculados entre esses seis colégios.

A ideia, segundo ela, é que aumente o número de estudantes, “principalmente no Ensino Médio (EM), em função da redução de tempo para quem está ingressando agora, podendo conclui-lo em um ano e meio”, afirma, completando que, para os que já vinham cursando o EM na modalidade EJA, o tempo permanece sendo dois anos. O Ensino Fundamental também pode ser concluído em até dois anos.

Conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN), a mudança ocorre devido à nova carga horária de 24 horas/aula semanais, com cerca de 5h diárias, de segunda a sexta-feira — anteriormente, os estudantes cumpriam 18 horas/aula semanais, divididas em três dias com 5h de aulas e um dia com 3h.

Quem pode se matricular

Podem se matricular no Ensino Fundamental — que compreende entre o 6º e o 9º ano) — interessados a partir de 15 anos completos, enquanto que no Ensino Médio o requisito é 18 anos completos.

Renata diz que a documentação necessária é RG, CPF, conta de luz atualizada, além de certidão de nascimento ou casamento, e histórico escolar original.

Os horários de atendimento são de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h; das 13h às 17h; e das 19h às 22h. Contudo, a técnica pedagógica recomenda que os interessados entrem em contato pelo telefone antes de ir ao colégio. Já o início das aulas, conforme Renata, está previsto para o dia 21 de julho.

Confira os endereços e telefones dos seis colégios que ofertam EJA no NRE de Pato Branco:

– CEEBJA Pato Branco: rua Tapajós, 777. Centro. Telefone: (46) 3225-1364

– CEEBJA Chopinzinho: rua Padre Anchieta, 4.344. Bairro São Miguel. Telefone: (46) 3242-1954

– Colégio Estadual Dom Carlos (Palmas): rua Marechal Deodoro, 687. Centro. Telefone: (46) 3262-1817

– Colégio Estadual Abílio Carneiro (Clevelândia): rua Barão do Rio Branco, 643. Bairro Vila Operária. Telefone: (46) 3252-1893

– Colégio Estadual Arnaldo Busato (Coronel Vivida): rua Dona Rosa Stedile, 520. Centro. Telefone: (46) 3232-1727

– Colégio Estadual Misal Ferreira Araújo (Mangueirinha): rua Santos Dumont, 146. Centro. Telefone: (46) 3243-1272

você pode gostar também
Deixe uma resposta