Sulina não registra um novo caso de covid-19 há nove dias

Com uma população estimada em 2020 de 2.930 pessoas, Sulina, segundo os dados do Vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), já vacinou 598 pessoas com a primeira aplicação contra a covid-19.

Se a vacinação contra a covid-19 compreendesse todas as faixas etárias, é o mesmo que dizer que 20,4% da população de Sulina tivesse recebido a primeira dose.

No entanto, o bom desempenho vacinal, também é visto na segunda dose, das 427 doses recebidas, 414 foram aplicadas.

Agilidade nas ações vacinais, o trabalho de conscientização e fiscalização por parte da Vigilância Sanitária, somado ao fato da adesão da população no cumprimento das medidas restritivas, são apontadas por Ronan Ernzen, secretário de Saúde de Sulina como fatores importantes para o município ter atingido outra boa marca.

Desde 15 de abril, não há registro em Sulina de um caso ativo se quer de covid-19. Segundo os boletins disponibilizados na página do Facebook do Município, até existe a investigação de casos, em uma média de dois a quatro casos por dia, contudo, não está havendo a confirmação.

“Hoje [23 de abril], temos três casos em investigação, mas estamos tomando todos os cuidados para que não voltemos a ter o cenário pandêmico”, afirma Ernzen.

Vacinação

Seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI), e se organizando conforme o recebimento de doses repassadas pela Sesa, a Regional de Saúde, Sulina busca não segurar as doses e vacinar o mais rápido possível a população.

Conforme Ernzen “logo que recebemos as vacinas, já divulgamos para a população”, diz o secretário relatando que no esquema vacinal, o município vem imunizando a população da faixa etária de 60 a 64 anos.

No município a ordem decrescente segue sendo respeitada, e na segunda-feira (26) está prevista uma ação no Centro de Saúde, para vacinar a população de 62 anos acima, para que em uma nova remessa seja concluída a faixa etária preconizada no momento.

Falando que o Município preconiza a vacinação total da população compreendida pelo esquema de vacinação contra a covid-19, o secretário diz que tão logo a população idosa seja contemplada em sua totalidade, inicia-se o trabalho para vacinar os demais grupos prioritários. Contudo, assim como os demais gestores de saúde, lamenta não ter como precisar, quando a população será amplamente contemplada, devida a grande procura por imunizantes em todo o mundo.

Cenário epidemiológico

A condição epidemiológica, com nove dias sem um caso confirmado de covid-19, levou ao Município nesta semana realizar a flexibilização de alguns segmentos, como a restrição de horários de comércio, e a retomada das atividades dos estabelecimentos ditos não essenciais.

“O mais importante, é que observamos que a população não deixou de se cuidar. Seguimos com as fiscalizações e vemos que a população diante deste cenário positivo, vem mantendo os cuidados necessários”, comenta o secretário de Saúde.

você pode gostar também
Deixe uma resposta