Terra Indígena Mangueirinha promove Expoatim

Nessa terça-feira (18), indígenas do Sul e Sudoeste do Brasil começaram a se reunir na Terra Indígena Mangueirinha, onde inicia nesta quarta-feira (19) a Expoatim – Exposição Feira de Cultura Artes e Saberes da Terra Indígena Mangueirinha, que segue até o sábado (22).

São aguardados, de acordo com a Comissão Organizadora, mais de 700 indígenas, de 15 delegações e pelo menos quatro etnias: Pereci, Terna, Kaingang e Guarani.

A programação da Expoatim une a valorização dos costumes dos povos tradicionais, como culinária, cultura e saberes, com atrações artísticas nacionais, como a presença do cantor sertanejo Amado Batista. Durante todos os dias também haverá rodeio, em uma arena montada para mais de 8 mil pessoas e a Taça Paraná.

O cacique José Carlos Gabriel comenta que a Expoatim é uma forma de valorização dos povos indígenas, além do congraçamento das etnias. Ainda durante a feira serão escolhidas duas rainhas, a do rodeio, na sexta-feira (21), e da kunhatay, a rainha dos jogos indígenas.

Gabriel comenta também que a Expoatim servirá para os indígenas comemoraram o Dia do Índio, que no calendário é lembrado em abril.

Laís Gabriel, que integra a organização da Expoatim comenta que a feira é uma oportunidade de valorização da Terra Indígena Mangueirinha. “Somos um território tão rico em belezas e saberes culturais”, comenta ela que também é diretora do Colégio Estadual Indígena Kókoj Ty Han Já.

Arena de rodeios que está sendo montada terá capacidade para mais de 8 mil pessoas  – Crédito: Divulgação

Eco Park

Na sede a aldeia Kaingang em Mangueirinha foi construído um Eco Park, que a população poderá conhecer após a Expoatim. No espaço segundo Gabril foram criados lagos e uma cachoeira artificial.

Nesta área, conforme Laís, será discutido o desenvolvimento da Terra Indígena.

Futebol

Já na manhã desta quarta, tem início as disputas da Taça Paraná de Futebol. Um torneio entre indígenas no Estádio Park Aracuárias. As disputas são tanto no masculino como no feminino e as partidas finais estão previstas para a tarde do sábado (22).

Conforme Laís, a Taça Paraná será a oportunidade da estreia do time profissional da Terra Indígena Mangueirinha, o Colorado Futebol Clube.

você pode gostar também
Deixe uma resposta