Regra de ouro

Padre Judinei Vanzeto

Jesus Cristo instruiu aos seus discípulos para romper com a corrente da vingança e da violência o amor ao próximo. O fiel discípulo-missionário de Jesus, a exemplo do próprio Mestre, é convidado a ser promotor da paz e testemunha desse amor.

No Antigo Testamento Saul e Davi não estavam se entendendo. Havia uma situação grave no relacionamento. Chegaram ao ponto de ser inimigos mortais. Davi teve inclusive a oportunidade de matar Saul, mas não o fez. Poderia tê-lo acertado com uma lança enquanto Saul dormia. Porém, Davi levou em consideração que Saul era o rei, o ungido do Senhor, e também colocou em prática as palavras: “o Senhor retribuirá a cada um conforme a justiça e a fidelidade que tiver praticado” (1 Sm 26, 23).

A partir da atitude de Davi, no Evangelho, o evangelista Lucas ensina a construir um mundo novo com a prática da misericórdia. As atitudes humanas no cotidiano revelam as dificuldades em nossos relacionamentos pessoais e sociais. São pequenos desentendimentos conjugais, familiares e guerras entre países. Frutos da falta de amor e misericórdia. Autossuficiência e egoísmos. No entanto, Jesus ensina e repete o princípio dos sábios de Israel: “Assim como desejais que os outros vos tratem, tratai-os do mesmo modo” (Lc 6,31). Aqui encontra-se a regra de ouro. Tratar as pessoas como gostaria de ser tratado. Jesus apresenta uma orientação clara e distinta: ‘Amar os inimigos. Fazer o bem a que nos odeia. Falar bem de que fala mal. Rezar pelos que o difamam. Não repetir ações violentas. Não julgar, não condenar e perdoar sempre’.

Também disse Jesus para ser misericordioso como o Pai Celeste é misericordioso. Vencer o mal com o bem, sem querer vingança, pagar violência com violência. Ter a coragem de romper a corrente do mal com o bem. Introduzir no mundo a novidade da gratuidade do amor que vem de Deus, na força do Espírito Santo. Construir a civilização do amor enquanto continuadores da missão de Cristo.

Reescrevendo na vida a força do ressuscitado, o apóstolo Paulo ensina a comunidade de Corinto sobre o novo homem. Paulo fala do novo homem que veio do céu. O primeiro homem veio da terra, é terrestre, Adão. Jesus Cristo é o novo homem espiritual que veio do céu. O céu começa aqui para aqueles que acolhem Jesus Cristo e obedecem aos seus ensinamentos. Essa é a dimensão espiritual à luz da força da experiência com o ressuscitando.

E nessa graça espiritual o homem passa a viver a capacidade de amar, inclusive os inimigos. Somente na força espiritual do novo homem é possível romper com a corrente do mal na sociedade hodierna, tendo presente a intimidade com o Espírito Santo que cada batizado recebeu e é convidado a amar como Jesus amou. O Espírito Santo é o amor de Deus derramando abundantemente nos corações humanos para conduzi-los a vida feliz e eterna.

Jornalista, diretor administrativo da Rádio Vicente Pallotti, gestor da Unilasalle/Fapas Polo Coronel Vivida e pároco da Paróquia São Roque de Coronel Vivida-PR

você pode gostar também
Deixe uma resposta