Dirceu Antonio Ruaro
Falamos inicialmente sobre o relacionamento entre os casais, depois abordamos relacionamento entre irmãos e hoje queremos dar atenção a um dos mais sérios na vida das pessoas.
Como estamos no início do ano letivo, vale refletir sobre uma questão que deve preocupar os pais, e a família, de modo geral, é o relacionamento das crianças e adolescentes na escola.
É interessante observar que o ambiente escolar é muito mais amplo do que simplesmente o relacionamento entre alunos. Ele abrange a relação das famílias com a escola, dos professores com alunos e dos alunos com os professores, com os funcionários e entre seus pares.
O sucesso do processo ensino-aprendizagem e da gestão da escola, depende, e muito, das relações interpessoais que se estabelecem no ambiente escolar.
Tanto as instituições escolares quanto as famílias, devem se preocupar com o ambiente escolar, de modo que seja um ambiente saudável tanto física quanto emocionalmente.
E, é bom saber que, para estabelecer boas relações interpessoais na escola, tanto alunos quanto professores e funcionários devem exercitar a empatia.
É ela que rege todas as relações interpessoais. Por isso, a importância de ensinar e aprender a convivência a partir dos mais diversos pontos de vista, realçando sempre a igualdade entre as pessoas e o tratamento humano adequado que cada um merece.
É certo que boas relações interpessoais no ambiente escolar podem mudar a forma de ensinar e de aprender. Por isso, é importante entender que há muitos efeitos positivos no cotidiano escolar a partir das boas relações.
Atualmente, tanto o ensino quanto a aprendizagem prescindem do desenvolvimento da cooperação e do trabalho em equipe entre os pares desse processo.
Essa é uma das principais competências e habilidades que a escola precisa desenvolver em seus alunos, em todos os graus de ensino, até porque a sociedade atual tem o espírito colaborativo e em equipe como um dos fundamentos das relações interpessoais.
Assim, o cultivo de boas relações na escola é capaz de auxiliar na preparação de pessoas com facilidade para o trabalho cooperativo e em equipe, tão requisitado pelo mundo do trabalho.
Além disso, as boas relações interpessoais na sala de aula provocam nos alunos e professores, a disposição e motivação para ensinar e aprender. As pessoas gostam de ter por perto pares que lhe fazem bem, que se entendem, que sintam prazer na presença do outro.
É bom entendermos que o ambiente de aprendizagem precisa ser um ambiente equilibrado emocionalmente. Por isso é necessário que o ambiente escolar seja saudável e amistoso, pois para aprender é necessário um ambiente tranquilo e motivador, que valoriza as qualidades e capacidades de todos igualmente.
Pais e professores devem ter a exata noção do quanto os relacionamentos interpessoais equilibrados impactam no processo de ensino-aprendizagem, pois com o emocional mais protegido, os alunos também melhoram o seu processo de aprendizagem e os professores conseguem lecionar de uma forma muito mais equilibrada e interessante.
Da parte dos professores, estabelecer boas relações com os alunos é o primeiro passo para se obter um bom ambiente de ensino-aprendizagem. Para que as aulas sejam produtivas e interessantes para o aluno, ele precisa sentir-se à vontade com o professor, e isso irá facilitar seu envolvimento nas atividades e na construção dos conhecimentos com relação aos conteúdos trabalhados.
O relacionamento que os professores constroem com seus alunos é a porta de entrada para o sucesso pessoal e profissional, pois muitas vezes conseguem ensinar melhor quando há respeito mútuo entre ambos, quando se convive num ambiente harmonioso, no qual as pessoas se respeitam e trocam afetos, o convívio se torna positivo e as atividades se tornam prazerosas.
Por parte dos alunos é necessário entender que em uma sala de aula nos deparamos com uma grande diversidade de pessoas. Pessoas que tem pensamentos e atitudes diferenciadas, que tiveram criações diferentes e, em decorrência disso, possuem visões diferentes.
O relacionamento dentro da sala de aula precisa ser de respeito e cooperação, especialmente, entre os alunos, para que ninguém fique constrangido ou com vergonha de se manifestar. Por isso é fundamental e é papel da família, além do professor, fazer com que seus filhos/alunos enxerguem essas diferenças e aprendam a conviver com elas de forma harmoniosa e respeitosa.
Ensinar o respeito é dever, primeiro, da família. Ensinar a respeitar a todos independentemente de cor, religião, pensamentos e gostos. Costumo dizer que é preciso salientar com as crianças que não devem fazer aos outros aquilo que não gostariam que fizessem a eles, ou seja, ensinar a se colocar no lugar do outro, pense nisso enquanto lhe desejo boa semana.
Doutor em Educação pela Unicamp, Psicopedagogo Clínico-Institucional e Pró-Reitor Acadêmico Unimater
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