Entidade pretende utilizar o recurso para a realização de dois novos projetos
Aline Vezoli*
O Remanso da Pedreira retomou na segunda-feira (14) o atendimento de crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos na entidade. Com isso, mais de 100 crianças retomam as atividades em mais de 15 oficinas ofertadas em período de contraturno escolar.
Nesse ano, a entidade aprovou, através da Lei de incentivo à cultura do Governo Federal, Lei Rouanet, dois novos projetos, sendo eles ballet e teatro. Com isso, a entidade pode receber até R$ 181 mil para dar andamento nessas atividades, porém, para executar o projeto, ainda será necessário que esse valor seja captado através da destinação do Imposto de Renda.
Segundo a coordenadora da entidade, ainda não há uma estimativa do real valor que irão receber, pois “não depende de nós, já iniciamos a campanha para que empresas de lucro real e pessoas físicas destinem o IR para o Remanso”. Claudia ainda comenta que o período para a captação desse recurso pode se prolongar para o próximo ano, porém, o objetivo é que seja realizado até julho de 2022 para que outros projetos aconteçam.
Além de custear os projetos previstos para esse ano, a captação de recursos através da Lei Rouanet também pode ser usada para outros pagamentos, como salários de funcionários da entidade, alimentação, limpeza, combustível e outros itens.
O Remanso da Pedreira espera que, ao longo desse ano, consigam ofertar ao menos 25 oficinas para as crianças vulneráveis do município, além das ações previstas para períodos festivos, como páscoa, festa junina, dia das crianças e natal.
Pandemia afetou o atendimento da entidade
A pandemia da covid-19 afetou diretamente o atendimento do Remanso da Pedreira a seus alunos que, mesmo sem a possibilidade de frequentar o local de forma presencial, puderam contar com atividades remotas entregues pelos profissionais. “O trabalho triplicou porque íamos até a casa dessas crianças e adolescentes todas as semanas para realizar a entrega de atividades, doações de alimentos, itens de higiene ou roupas e recebíamos vídeos ou fotos das atividades”, comenta Claudia.
O atendimento presencial retornou de forma gradativa em setembro de 2020 e, atualmente, acontece totalmente presencial.
Para a coordenadora, o trabalho da entidade é a realidade de diversas outras no país, buscando “suprir a falta do poder público ao tirar crianças da rua, dando alimentação, higiene, dignidade, conteúdo e oportunidades para que eles possam sonhar, acreditar e sair do ciclo de pobreza e agressões”.
Mohr também enfatiza a mudança nessas crianças após encontrarem um local onde, muitas vezes, “tem acesso ao único banho ou única refeição do dia e lutamos para que tenham um almoço caprichado, possam repetir quantas vezes quiserem. Sabemos que muitas dessas crianças não têm isso em casa e faz muita diferença para o futuro”, finaliza.
Saiba como ajudar
A entidade atende crianças de várias escolas municipais e um colégio estadual. Para que as crianças participem das atividades, as famílias devem estar inscritas no CadÚnico, a criança deve estar matriculada e frequentando a escola. O Remanso da Pedreira também disponibiliza um ônibus para transporte desses alunos em pontos determinados pela entidade.
Se estiver interessado em ajudar, um PIX pode ser realizado através do CNPJ 09.379.739/0001-20. A entidade também precisa de doações de alimentos, produtos de limpeza e aceita voluntariado. Sob supervisão de Marcilei Rossi*