Replantio no entorno do Ginásio Dolivar Lavarda marca o Dia da Árvore

Marcilei Rossi com assessoria

Nessa quarta-feira (21), Dia da Árvore, foi realizado o plantio de mudas e árvores que fazem parte do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU)e substituirão as retiradas nas proximidades do Ginásio Dolivar Lavarda, em Pato Branco. Participaram da ação de plantio das mudas de árvores representante de modalidades esportivas.

Com o objetivo de proporcionar a revitalização do espaço esportivo e possibilitar acessibilidade a todos, as calçadas foram renovadas e as novas árvores plantadas poderão crescer de forma mais adequada, evitando a destruição do calçamento.

“A previsão é que as mudas evoluam cerca de um metro e meio por ano. Optamos por exemplares mais desenvolvidos para que logo a população possa usufruir da sombra e da beleza das flores”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Vitor Debastiani Valer.

Ele também destacou que além de marcar o Dia da Árvore e o início da primavera, nesta quinta-feira (22), o plantio nas proximidades do ginásio no bairro La Salle ocorreu no período mais propicio, e que deve se estender com o replantio de espécies preconizadas no Plano Municipal de Arborização Urbana.

Valer também comentou que do início da remoção das espécies exóticas até agora, a população passou a ter uma boa aceitação do plano estabelecido, por entender que é algo que melhora as condições principalmente para a comunidade ao que se refere a situação da conservação das calçadas, garantindo assim acessibilidade, mas também por se tratarem de espécies corretas, as que estão sendo plantadas após a regulamentação do PMAU.

Fiscalização

Estiveram representados esportes como futsal feminino e masculino, voleibol, tênis, bocha, taekwondo, karatê, triatlo, kickboxing, mountain bike e corrida. Durante o ato simbólico, os praticantes de cada modalidade plantaram um exemplar da espécie Jacarandá Mimoso (Jacaranda mimosaefolia) e se comprometeram a acompanhar o desenvolvimento da planta e fiscalizar possíveis atos de vandalismo.

“Estamos literalmente plantando sementes que darão frutos no futuro. O resultado desse cuidado com o esporte será notado em 10 anos”, salientou o secretário de Esporte e Lazer, Alexandre Zoche.

Atletas do alto rendimento e das categorias de base participaram do plantio e registraram a árvore que representará cada esporte. Em breve serão fixadas placas indicativas em cada árvore para marcar a homenagem.

Bacia de contenção

Recentemente uma grande quantidade de material reciclável foi observada na Bacia de Contenção do Pinheirinho, região onde também está instalada a Garagem do Município.

Valer recordou que no passado a Secretaria de Meio Ambiente realizou uma ação de limpeza da bacia de contenção, o que se repetiu recentemente após ter sido observado um grande acúmulo de material.

Ele lamentou o descaso da população com o local. “É algo triste [receber relatos de lixo na bacia de contenção], por ser um local de convivência para a população”, lamentou o secretário pedindo consciência da população com relação ao descarte correto dos materiais, lembrando o trabalho da cooperativa de coletores de materiais e ainda os contêineres distribuídos em várias regiões da cidade.

você pode gostar também
Deixe uma resposta