Restauração da PRC-280 entre Palmas e Clevelândia alcança 75%

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), já concluiu 75% da obra de restauração em concreto na PRC-280, trecho que conecta os municípios de Palmas e Clevelândia, na região Sudoeste do Paraná. A obra utiliza a técnica de whitetopping, na qual o pavimento asfáltico existente é reaproveitado como base para a aplicação de um novo pavimento rígido de concreto, conferindo maior durabilidade e segurança à rodovia.

Avanço das Obras

Os trabalhos tiveram início em abril de 2024 no município de Clevelândia e, atualmente, estão concentrados no trecho de Palmas. A execução do concreto está sendo feita em um sentido da rodovia por vez, com operação de pare-e-siga 24 horas no sentido oposto para garantir o fluxo do tráfego. Em alguns segmentos, as duas faixas de rolamento já foram finalizadas e liberadas para circulação.

A previsão é que a nova pavimentação seja concluída até o final de novembro de 2024, caso as condições climáticas permaneçam favoráveis. Os serviços complementares, como a instalação de dispositivos de drenagem, plantio de grama e a nova sinalização horizontal, deverão ser finalizados no início de 2025.

Detalhes do Projeto

A obra tem uma extensão total de 45 quilômetros, que vai do viaduto da Codapar, em Palmas, até a rotatória com a Avenida Nossa Senhora da Luz, em Clevelândia. Com um investimento de R$ 188.250.000,00, o projeto inclui a execução de sarjetas triangulares de concreto, dispositivos de drenagem de águas, plantio de grama nos espaços ao lado da pista, instalação de placas, tachas refletivas e defensas metálicas.

Vantagens do Pavimento em Concreto

O pavimento rígido de concreto oferece uma vida útil de aproximadamente 20 anos, o dobro do pavimento asfáltico, e apresenta menor custo de manutenção e conservação. Além disso, proporciona maior segurança contra derrapagens, devido à sua capacidade de aderência, e lida melhor com a drenagem da água da chuva. Esse tipo de pavimentação se torna ideal para rodovias com alto fluxo de caminhões e cargas pesadas, como é o caso da PRC-280, que é uma importante ligação entre o Sudoeste e o Sul do Paraná.

LEIA TAMBÉM

Próximas Etapas e Expansão do Projeto

Após a conclusão deste trecho, o DER/PR já planeja a continuidade da pavimentação em concreto para a ligação entre Clevelândia e Pato Branco, passando por Mariópolis. Essa expansão visa melhorar a infraestrutura viária da região, proporcionando mais segurança, conforto e durabilidade para os usuários da rodovia.

O pavimento rígido já foi utilizado com sucesso em outros trechos da PRC-280, como entre o Trevo Horizonte em General Carneiro e o viaduto da Codapar em Palmas, demonstrando sua eficiência e benefícios no contexto de rodovias de alto tráfego.

Impacto para a Região

A restauração da PRC-280 é um marco para a infraestrutura rodoviária do Sudoeste do Paraná, pois a rodovia desempenha um papel estratégico no escoamento de produtos agrícolas e industriais, além de ser uma rota essencial para o deslocamento de pessoas e mercadorias. A melhoria nas condições da estrada trará impactos positivos para a economia local e para a qualidade de vida dos moradores.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.