A restauração da rodovia PRC-280, entre Palmas e Clevelândia, alcançou 83,81% de execução em outubro, com um investimento acumulado de R$ 157,78 milhões. A obra, conduzida pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), utiliza a técnica whitetopping, que aproveita o pavimento asfáltico antigo como base para placas de concreto. A conclusão do novo pavimento está prevista para o final de novembro, abrangendo 45 quilômetros, incluindo terceiras faixas e acostamentos.
Serviços complementares e prazos
Após a finalização do pavimento principal, os esforços se concentrarão em serviços complementares, como:
- Execução de sarjetas triangulares de concreto e dispositivos de drenagem;
- Plantio de grama nas margens da rodovia;
- Instalação de sinalização horizontal, placas, tachas refletivas e defensas metálicas.
A previsão é que todos os serviços sejam concluídos no primeiro trimestre de 2025. Durante as obras, o trecho opera em regime de pare-e-siga 24 horas por dia, mas a maioria já foi concretada em ambos os sentidos.
Mariópolis e Pato Branco
Em Mariópolis, iniciaram-se os trabalhos de reciclagem dos acostamentos como preparativo para a próxima etapa da restauração da PRC-280, que conectará Clevelândia a Pato Branco. Este será o terceiro trecho da rodovia na região a utilizar whitetopping, com investimento de R$ 180,95 milhões.
A concretagem desse novo trecho de 37,94 quilômetros está programada para começar em janeiro de 2025, reforçando a infraestrutura para o tráfego intenso de caminhões.
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Benefícios do pavimento rígido
O uso do pavimento rígido de concreto na PRC-280 traz vantagens significativas:
- Vida útil de 20 anos, o dobro do asfalto convencional;
- Menor custo de manutenção e conservação;
- Melhor aderência, reduzindo o risco de derrapagem;
- Maior eficiência na drenagem de água da chuva.
Essa solução já foi aplicada com sucesso no trecho entre o Trevo Horizonte e Palmas, onde o tráfego intenso de caminhões reforça a necessidade de uma rodovia mais segura e durável.
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