A pandemia de covid-19 teve início em 2020 e afetou diversos seguimentos do comércio, principalmente os setores ligados à gastronomia, como bares e restaurantes, que vem sofrendo o impacto de lockdown e decretos que diminuem o horário de funcionamento, medidas necessárias para
conter a propagação do vírus.
Para dar a volta por cima e continuar atendendo, esses locais precisaram
se reinventar e passaram a atender através de delivery, forma já conhecida, mas que muitos estabelecimentos não ofereciam.
Durante esse período, os proprietários estão se acostumando ao novo formato de atendimento e apontam diversos benefícios, entre eles
está a possibilidade de atingir um novo público, que ainda não conhecia seu estabelecimento ou reside e trabalha longe do restaurante, dificultando sua visita.
Delivery ajudou a manter o restaurante Realizar a entrega de marmitas durante o almoço foi a forma que Janaína Silvério, proprietária de um tradicional restaurante da cidade, encontrou para driblar o baixo atendimento após o início da pandemia.
Ela conta que, mesmo com o aumento do movimento presencial registrado nesse ano, ainda registra em torno de 50% a menos do que costumavam atender em 2019.
“Trabalhar com delivery não estava em nossos planos, mas a queda no nosso atendimento aconteceu e essa foi a forma que encontramos de não fechar.
Para isso, passamos a oferecer o cardápio do nosso buffet, para que os clientes escolham, e então fazemos a entrega. Deu tão certo que agora estamos trabalhando em um projeto para ampliar o delivery e mantê-lo mesmo após o retorno da normalidade no atendimento presencial”, relata a
proprietária.
Para Janaína, os benefícios de realizar o delivery são inúmeros, mas o principal está na possibilidade de atender um público que antes não tinha conhecimento sobre o restaurante, pois “atinge pessoas que moram
ou trabalham longe e não tem tempo de ir até lá em seu horário de almoço”.
Veio para ficar
Segundo o proprietário de quatro restaurantes em Pato Branco, Elison Medeiros, várias atitudes foram tomadas para manter o funcionamento de ambos os estabelecimentos e se prevenir das medidas de novos decretos de funcionamento.
Entre as mudanças estão a forma como trabalham com fluxo de caixa e planejamento, prazos de trabalho e redução de custos, mas a principal delas foi dar início ao delivery.
Para conseguir atender ao público através da entrega de alimentos, eles precisaram adaptar o cardápio e criar pratos exclusivos, além de colocar colaboradores para atender essa nova demanda.
Segundo ele, houve uma grande aceitação nos produtos que criaram e garante que, em suas empresas, a modalidade de entregas veio para ficar. Medeiros conta que através do delivery conseguiram atingir um público que antes não consumia em seus restaurantes e que também deu força para criar novos produtos, o que vem trazendo satisfação para a equipe e para os clientes.
Segundo o proprietário, a taxa de atendimento presencial hoje gira em torno de 60% do que tinham antes da pandemia. “Ainda não conseguimos atingir o mesmo faturamento do passado, mas tanto o delivery quanto o presencial vem melhorando gradativamente”, finaliza.