Retorno da Festa do Leitão Maturado reúne milhares de pessoas em Itapejara D´Oeste

Depois de dois anos de pausa devido ao distanciamento social imposto para conter a pandemia de covid-19, foi realizada neste domingo (1º) a 17ª Festa do Leitão Maturado em Itapejara D´Oeste. O tradicional evento faz parte do calendário oficial do Paraná e reuniu milhares de pessoas no Centro de Eventos (CTG), que se reuniram para saborear o famoso prato típico do município. 

Realizado pela Associação Municipal de Suinocultores e Avicultores de Itapejara D’Oeste, em parceria com a família rotária, Apae, Colégio Castelo Branco, Clube de Mães da Comunidade de Palmeirinha e APMI, além da mobilização de toda a sociedade para que o evento ocorra, estiveram presentes na Festa do Leitão Maturado diversas lideranças políticas do Sudoeste.

A deputada federal Leandre Dal Ponte esteve presente e comemorou o encontro com tantas pessoas conhecidas. “O retorno desse evento é uma vitória depois de tanto tempo isolados em casa. Hoje a gente pode ver a alegria das pessoas em podermos nos reunir novamente. Não tinha como perder essa festa, que é sempre um sucesso, um primor. Quem vem aqui sabe que é para passar bem”, elogiou.

Para o deputado federal Luiz Fernando Guerra, essa não é mais uma festa regional, mas estadual. “É um evento que mobiliza toda a comunidade, incluindo empresas patrocinadoras, para fazer essa festa grandiosa, que bate recordes no número de pratos servidos, mostrando a força da população do sudoeste do Paraná”, falou.  

Visibilidade

Para o prefeito de Itapejara D’oeste, Vilmar Schmoller, a Festa do Leitão Maturado é responsável por oferecer uma grande visibilidade para o município, reforçando a suinocultura como importante elemento econômico. “Recebemos pessoas de todo o Paraná. Isso abre fronteiras e cria o interesse que pessoas de outras localidades venham conhecer o nosso município”, disse.

Schmoller lembra que, dos pequenos municípios do Sudoeste, Itapejara é um dos que só crescem. “O presidente da Associação Paranaense de Suinocultura é da nossa cidade, o senhor Jacir Dariva. Esse trabalho acaba divulgando a carne suína, que tem excelente qualidade, e que tem seu cultivo voltando a ganhar espaço no mercado”, avaliou.

Para Dariva, essa é uma oportunidade de que as pessoas degustem a carne suína preparada de uma maneira especial, incentivando o consumo deste tipo de carne no dia a dia.   

você pode gostar também
Deixe uma resposta