* Assessoria
Está prevista, para a próxima semana, o início gradativo do retorno das aulas no Município de Saudade do Iguaçu. Desde março de 2020, com o início da pandemia da covid-19, as aulas têm ocorrido de forma remota, ou seja, os alunos recebem as atividades na escola e em casa [via grupos de celular ou vídeos enviados pelos próprios professores].
Na quarta-feira (21), está agendado o retorno das aulas na Escola Municipal Padre Felipe. Já na segunda feira (26), o retorno das atividades no Cmei Sonho Encantado.
Ambas as escolas adotarão inicialmente o ensino híbrido, que é quando a turma é dividida em menos quantidade de alunos, facilitando o distanciamento entre eles; além de atender os demais protocolos de segurança.
No ensino híbrido, existe a possibilidade de, em uma semana por exemplo, uma quantidade de alunos participar das aulas de maneira presencial e na outra semana de forma virtual, possibilitando assim o revezamento dos alunos que virão até a escola.
De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Giacomini, o início das aulas foi definido baseado no atual cenário da pandemia no município. “Para retornarmos as aulas [mesmo que de forma híbrida, no início do segundo semestre], levamos em consideração os baixos índices de contaminação da covid-19 atualmente em Saudade do Iguaçu, bem como o calendário de vacinação”, afirma.
Ele destaca que todos os professores da rede pública já estão vacinados com a primeira dose e, até a próxima semana, quando as aulas iniciarão, boa parte da população também estará.
“Iniciaremos desta forma, acompanhando a evolução da pandemia em nosso município. As ações podem mudar a qualquer momento, mas estamos bem positivos quanto a volta às aulas”.
Inicialmente, o Cmei Pequeno Anjo não retornará com suas atividades presenciais. Por atender crianças com idade entre 0 e 3 anos, optou-se por um retorno gradativo, dando mais segurança às famílias saudadenses.
Transporte escolar
Também nesse retorno, haverá transporte escolar. Contudo, conforme o prefeito Darlei Trento, precisará passar por algumas mudanças neste período de adaptação.
“O transporte escolar era uma questão de muita preocupação neste momento de retorno das atividades escolares. Não seria justo um retorno apenas para os saudadenses residentes no perímetro urbano. Assim, decidimos dividir o município em duas grandes áreas, ou seja, em uma semana o transporte e as aulas acontecerão para os alunos de determinadas comunidades; e na outra semana de outras. Isso tudo está sendo informado pela Secretaria de Educação aos alunos de cada comunidade como ficará”.
Trento explica que essa medida foi adotada, pois não são todos os alunos que escolheram voltar à maneira presencial. Alguns escolheram por continuar na maneira remota.
“É nosso dever oferecer transporte aos que optaram por voltar, com segurança e distanciamento, dentro do que é necessário neste momento de pandemia. Precisamos destacar também, que o transporte é exclusivamente aos alunos. É um momento difícil, de muita adaptação para todos, mas o importante é sabermos que vai passar”.