Reumatologista Maria Lara Picolo está com agenda aberta para atendimentos em Pato Branco

Informe publicitário
Desde muito nova, Maria Lara Picolo queria ser médica. Nascida e criada em Pato Branco, entrou na faculdade de medicina aos 17 anos e, em 2017, formou-se na graduação, e, logo na sequência, buscou especializar-se. Hoje, aos 29 anos, 12 após sair da cidade em busca de formação profissional, Dra. Maria Lara é médica especialista em Clínica Médica e em Reumatologia.
“Fiz duas residências médicas, que atualmente é a forma mais completa de formação para se tornar médico especialista. Ambas fiz em Porto Alegre-RS, grande centro de referência em saúde no Brasil”, comenta.
Para sua formação, a médica optou por ótimas instituições. Sua residência em Clínica Médica foi feita na Santa Casa de Porto Alegre, entidade com mais de 215 anos de história e que conta com um complexo hospitalar que reúne nove hospitais, além do Hospital Escola da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), atuando como centro de referência para diversas áreas da saúde.
Já a residência em Reumatologia, Dra. Maria Lara cursou no Hospital Moinhos de Vento, que figura entre os melhores hospitais do mundo, sendo o segundo melhor hospital brasileiro, sexto da América Latina e 78º mundial. Essa é uma instituição filiada ao Johns Hopkins Medicine International, responsável pelo Hospital Johns Hopkins, com base nos Estados Unidos e reconhecido mundialmente.
A especialista conta que durante toda a faculdade foi tomando apreço pelas áreas clínicas da medicina e, no fim do curso, fez um estágio em Varsóvia, na Polônia. “Lá tive contato com alguns casos mais complexos e graves em reumatologia, o que me chamou atenção”, relembra.
A médica lembra ainda que durante a residência de clínica médica passou por diversas especialidades, e que gostou de muitas, mas a reumatologia a conquistou pela abordagem completa do paciente e de, através da sua prática, poder realmente melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Reumatologia
Dra. Maria Lara explica que a Reumatologia é uma área ampla da medicina voltada especialmente para o diagnóstico e tratamento de doenças autoimunes e do aparelho musculoesquelético. Alguns exemplos são lúpus; esclerose sistêmica; síndrome antifosfolípede – que causa trombose e abortos de repetição –; artrites reumatoide, psoriásica, associada a doenças intestinais, infecciosas, espondiloartrites (que acometem mais a coluna); vasculites; osteoporose; gota; tendinites; bursites; dores articulares, como as artroses; dor crônica, que duram mais de seis semanas; fibromialgia; entre outras. “Lembrando que as doenças reumáticas podem acometer todo o corpo, portanto podem afetar rins, pulmões, intestino, pele, olhos e, por isso, apresentar sintomas correlacionados a diferentes órgãos”, alerta a especialista.
Por tratar de uma gama enorme de patologias, os pacientes que devem procurar por um médico reumatologista podem apresentar sintomas variados, mas o principal é a dor. “Se você sente dor, especialmente se acompanhada de rigidez pela manhã, inchaço das articulações (juntas) e que já dura algum tempo, procure um reumatologista”, indica.
Outros sintomas que devem acender o alerta são alterações de pele, como a psoríase associada a dor na planta dos pés e ponta dos dedos, ou, agora, nesta época fria do ano, se os dedos das mãos mudam muito de cor, passando do pálido para o roxo ou vermelho. “Isso também pode ser indicativo de doenças reumáticas”, indica.
Mulheres jovens com manchas no rosto, queda de cabelo e exames de sangue alterados, ou que já tiveram abortos espontâneos repetidos, também são casos cuja investigação é importantíssima.
Sempre em busca de capacitação e atualização constantes, Dra. Maria Lara já tem programado para o fim do mês um curso presencial em Ultrassonografia Reumatológica. “Esse é um exame muito interessante para diagnóstico e acompanhamento da artrite reumatoide, artrite psoriásica, espondiloartrite e microcristalinas (gota), além de um treinamento para realizar infiltrações guiadas pelo ultrassom, o que reduz os riscos do procedimento”, comenta.

Atendimento em Pato Branco
Há alguns meses, Dra. Maria Lara voltou a Pato Branco. “Depois de tanto tempo fora, bate a saudade, principalmente da minha família, que mora aqui. Mas também porque essa é uma cidade tranquila, segura e muito promissora”, avalia a médica.
Além disso, ela também acredita que havia uma carência na área da reumatologia. “Pato Branco é um polo de saúde e acaba concentrando o atendimento não só de pacientes daqui, mas também de cidades vizinhas”, fala.

Sua agenda já está aberta para atendimentos em Reumatologia. A médica atende em dois locais:

Clinisam
Rua Silvio Vidal, 175, sala 604. Telefone/whatsapp (46) 3025-1205 e (46) 99105-1205.
Atendimento particular ou pelos convênios QualityMed, Copel e Polisaúde, e desconto no valor da consulta para conveniados da Unimed.

Clínica Integrada Oliveira
Rua Padre Anchieta, número 111. Telefone/whatsapp (46) 3225-1631 e (46) 99932-6053.
Atendimento pelos convênios MedPrev, PASC, Prever, QualityMed e Cantú.

Caso tenham interesse em conhecer um pouco mais sobre a Reumatologia,
sigam Dra. Maria Lara no Instagram e Facebook (@mlarapicolo).

CRM – 38818 | RQE – 30467 / 30468

você pode gostar também
Deixe uma resposta