No dia 26 de maio uma reunião foi realizada no bairro Vila Isabel, em Pato Branco, para tratar de assuntos relacionados ao local, em conjunto com os bairros São Luiz e Bortot, para que a comunidade pudesse expor a representantes dos órgãos competentes as necessidades da localidade, como a questão da implantação de um parque ambiental, pontos de ônibus, asfalto, reforma da escola, creche e posto de saúde, além da construção de uma cancha de bocha.
De acordo com o presidente do bairro Vila Isabel, Edenilson Albani, o principal debate do encontro girou em torno da implantação de um parque ambiental ou linear entre as ruas Nereu Ramos e Avenida da Inovação, nos bairros Vila Isabel, São Luiz e Bortot. Estiveram presentes na ocasião o prefeito Robson Cantu, o secretário de meio ambiente, Ramon Noguchi, vereadores, representantes da comunidade e comunidade geral.
Outros assuntos destacados ao longo da reunião foram a necessidade de asfalto nas ruas, a construção de uma cancha de bocha, a implantação de pontos de ônibus nos bairros Vila Isabel e São Luiz, o retorno do atendimento no posto de saúde do bairro Bortot, a reforma da escola municipal do Vila Isabel e a construção de novas salas de CMEI.
O encontro foi realizado após anos de solicitações ao poder público onde, até aquele momento, a população não recebeu o devido retorno, aponta Albani. “A comunidade decidiu então conversar com o legislativo e com o executivo, o que prontamente fomos atendidos, para que as demandas da comunidade fossem anotadas a atendidas”. As reivindicações são “anseios que a comunidade busca a muito tempo e que trarão conforto, segurança e lazer para todos”, conclui.
Parque ambiental
Albani explica que a ideia de implantar um parque na região surgiu a partir de uma conversa entre os moradores para que “se transforme o que hoje é um ‘capão de mato’ criadouro de mosquitos e animais peçonhentos, em um parque ambiental que trará a possibilidade de toda a comunidade usufruir e aprender sobre preservação e convívio com o meio ambiente, trazendo novamente a vida o córrego que atravessa o futuro parque, bem como proteção das nascentes ali presentes”.
Na ocasião, ficou definido que será realizado uma parceria com um arquiteto voluntário que reside no bairro Vila Isabel para que seja desenvolvido o projeto, o que também contará com o apoio de outros arquitetos voluntários e profissionais de áreas correlatas, incluindo professores das universidades locais, destaca o presidente do bairro Vila Isabel.
“Para essa demanda, os vereadores Marini, Biruba e Boareto, junto com as lideranças do bairro, farão esse contato para firmar a parceria e a Secretaria de Meio Ambiente fará todas as tratativas de legalização e autorização para implantação do parque, bem como levantamentos do terreno e catálogo das espécies de fauna e flora”.
Albani afirma que o valor investido na implantação do parque ambiental seja de aproximadamente R$ 4 milhões, “podendo vir de uma emenda parlamentar estadual ou federal, podendo o parque gerar para o município retorno financeiro em ICMS Ecológico, agregando a imagem de amigo do meio ambiente”.
Com a construção desse parque, Albani destaca que a comunidade poderá usufruir, confraternizar e educar os filhos, além de também aprender sobre a preservação e possibilitar para que as escolas façam estudos da fauna e flora com seus alunos.
O presidente do bairro Vila Isabel afirmou que, com as tratativas iniciadas, acredita-se que “através da união da comunidade, prefeitura, deputados representantes e apoio do governo do estado, em quatro anos poderemos desfrutar do benefício”.
A ideia da comunidade é implantar no parque uma pista de caminhada, com trilha ecológica, pista de ciclismo, uma gruta evidenciando a conservação de uma nascente, um lago, travessias no córrego, banheiros, locais de convivência e locais para descanso.
Asfalto
De acordo com Edemilson, “ficou definido e anunciado pelo prefeito Robson Cantu que o bairro contará com 100% de cobertura até o final do mandato”, com o asfalto da rua Silva Jardim começando em breve.
Outra demanda do encontro foi sobre a construção de uma cancha de bocha, onde um morador propôs durante a reunião que fornecerá a madeira necessária, enquanto a prefeitura deve fornecer o restante do material e licitar/executar a obra.
Ponto de ônibus
Albani aponta que a implantação de pontos de ônibus nos bairros Vila Isabel e São Luiz que, até o momento, não contam com estrutura física, “estão sendo projetados e licitados pela prefeitura e as novas estruturas devem ser implantadas nos locais já conhecidos de transporte coletivo”.
Posto de saúde
A solicitação dos moradores do bairro Vila Isabel referente ao retorno de atendimento no posto de saúde do bairro Bortot, deverá ser atendida assim que a estrutura em reforma estiver concluída. Atualmente, o atendimento é feito no Posto de Saúde Central.
Escola
Durante a reunião, a Prefeitura de Pato Branco propôs, junto com a comunidade, a construção de quatro novas salas de aula, um novo almoxarifado e uma brinquedoteca no CMEI do bairro Vila Isabel. “Isso trará mais conforto para as crianças e professores, atendendo também uma maior demanda e diminuindo o déficit de vagas em nossa cidade”, aponta Edemilson. O presidente do bairro Vila Isabel aponta, ainda, sobre a escola, “que a comunidade propôs que seja construído mais uma sala para os professores, ampliação do refeitório e revitalização das salas de aula, com pintura e reforma das cercas”.