Revitalização da PRC-280 avança entre Clevelândia e Pato Branco; conclusão prevista para outubro

As obras de revitalização da PRC-280, uma das rodovias mais importantes do sudoeste do Paraná, está avançando em etapas conclusivas no trecho entre Pato Branco e Clevelândia. A fase atual, que envolve investimentos do Governo do Estado do Paraná no valor de R$ 180,75 milhões, abrange cerca de 36,5 quilômetros de pavimentação de concreto e tem previsão de conclusão integral até setembro ou outubro de 2025.

Paulo Roberto Melani, gerente de Obras e Serviços do Departamento de Estradas de Rodagem -DER/PR, detalhou o progresso atual das obras, ressaltando que o segmento inicial, entre Clevelândia e Palmas, já está em fase final. “O pavimento está concluído, mas ainda estamos nos serviços complementares, como sinalização horizontal e vertical, plantio de grama, meio-fio e drenagem. Esperamos finalizar essa etapa em três meses”, afirmou.

Início do novo trecho

Os trabalhos no trecho entre Pato Branco e Clevelândia começaram recentemente. As operações iniciaram com o fechamento da rodovia e a implementação do sistema de Pare e Siga para nivelamento da pista e preparação para a aplicação do concreto. “Ontem mesmo (segunda-feira, 6), a máquina pavimentadora foi deslocada para o local, e nossa expectativa é começar o pavimento de concreto a partir das 6h de quarta-feira, 8, próximo ao trevo de Mariópolis em direção a Clevelândia”, explicou Melani.

O cronograma prevê a conclusão do trecho de Mariópolis a Clevelândia em até quatro meses. A partir daí, os trabalhos avançarão entre Pato Branco e Mariópolis, com a meta de finalizar o pavimento de concreto até julho. Após isso, serão realizados serviços complementares, como drenagem e sinalização, garantindo uma entrega completa e de alta qualidade.

Impacto regional

Melani explica que, com um tráfego diário de mais de 2.500 veículos pesados neste trecho, a PRC-280 apresenta hoje um fluxo muito superior àquele dimensionado há cerca de vinte anos. A revitalização representa uma mudança significativa para a região, oferecendo uma estrutura moderna e durável, projetada para atender ao volume e às necessidades atuais. “O que temos aqui é uma intervenção sem precedentes, necessária para garantir durabilidade e segurança. Trata-se de um projeto com expectativa de vida útil de mais de 20 anos, algo essencial para uma rodovia que não foi dimensionada para o tráfego pesado que temos hoje”, destacou Melani.

Lote 6 e conexão com concessões

A obra atual termina no ponto onde começa o Lote 6, que, em dezembro, foi concedido via leilão na Bolsa de Valores de São Paulo ao Grupo EPR, empresa especializada em concessões rodoviárias. Isso permitirá a continuidade das melhorias até a BR-277 e, assim, seguir até o Porto de Paranaguá, criando uma malha rodoviária de alto padrão no sudoeste do estado.

“Esse investimento do governo estadual é histórico para a PRC-280, uma rodovia que por anos enfrentou apenas reparos paliativos. Agora, estamos resolvendo o problema de forma definitiva”, concluiu Melani.

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