Marcilei Rossi e AEN
Nessa quinta-feira (22), o governo do Paraná divulgou através da Agência Estadual de Notícias, que as obras de revitalização em concreto da PR-280, — trecho entre Palmas e o trevo do Horizonte em General Carneiro, em uma extensão 60 quilômetros —, devem iniciar em agosto, três meses após a assinatura da ordem de serviço.
O processo é feito através do Regime Diferenciado de Contratação Integrado (RDCI), modalidade de licitação que prevê a execução simultânea do projeto executivo e das obras em si. De acordo com o Estado, os primeiros 90 dias de contrato foram separados para a elaboração do projeto, que deve ser finalizado no final deste mês.
Ao ser concluído o projeto, o mesmo passará por uma análise do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), após isso iniciam os trâmites de licenciamento ambiental, e a obra pode começar a ser executada.
O Governo do Estado vai investir R$ 107,4 milhões na restauração, que usará uma técnica inédita para as estradas estaduais do Paraná: restauração da pista com pavimentação rígida em concreto, aproveitando o pavimento atual como base, técnica conhecida como whitetopping.
Os recursos são do programa Avança Paraná, viabilizado a partir de um financiamento de R$ 1,6 bilhão junto a um consórcio de bancos.
A informação do DER é de que, enquanto a obra não é iniciada, equipes do departamento estão fazendo reparos emergenciais na pista, no chamado tapa-buracos.
A principal vantagem do whitetoping, explica Paulo Melani, engenheiro do DER em Pato Branco, é a vida útil do pavimento, que pode ultrapassar os 20 anos. “Além de durar bastante, esse tipo de pavimentação também facilita a conservação posterior. É o pavimento mais adequado para rodovias que recebem um trânsito pesado como esta”, diz.
Pela técnica, o pavimento atual receberá serviços de reparos e correção do nível, sendo aproveitado como base para o de concreto. Serão instaladas placas de concreto de 22 centímetros de espessura, restaurando completamente a pista, que será alargada em 40 centímetros de cada lado.
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Os acostamentos também vão receber o pavimento de concreto, mas passarão por reciclagem de sub-base primeiro. A obra prevê ainda a adequação dos dispositivos de drenagem, da sinalização horizontal e vertical e de elementos de segurança.
Esta semana em Francisco Beltrão, ao avaliar obras, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex afirmou à rádio Onda Sul que a obra da PRC-280 não iniciou antes porque “havia uma discussão entre a empresa e o antigo DNPM [Departamento Nacional da Produção Mineral], que agora se chama Agência Nacional de Mineração (ANM), que era a autorização da área de retirada de concreto” que segundo Sandro Alex já foi superada.
Ele voltou a lembrar que o Estado já tem licitado a realização de terceiras faixas em toda a extensão da PRC-280, inclusive com ordem de serviço.
Defensor da recuperação da 280, o deputado estadual, Luiz Fernando Guerra Filho comentou na noite dessa quinta, o trabalho que vem realizando para que a recuperação da rodovia se torne uma realidade. “Tenho atuado com o Governo do Estado na busca de acelerar o trâmite junto ao ministério e a Agência Nacional de Mineração para conseguir as liberações, ao mesmo tempo, cobrado que enquanto isso sejam realizadas operações tapa-buracos, para dar trafegabilidade na rodovia”, disse ele destacando os inúmeros pedidos apresentados com relação a via.
Concessão de rodovias
O secretário também afirmou que nos próximos dias deve acontecer a divulgação final do entendimento entre o Ministério da Infraestrutura e o Governo do Paraná com relação a concessão das rodovias, lembrando que os atuais contratos vencem em novembro.
Ele lembrou que Ratinho Junior e Bolsonaro definiram pelo menor preço para as rodovias paranaenses. O Estado busca nos novos contratos a garantia de realização das obras elencadas nas rodovias estaduais que fazem parte do pacote de privatização.
Com relação a concessão na PRC-280, o secretário recordou que um trecho da rodovia está no pacote que tramita na União. E que o Ministério da Infraestrutura está estudando um possível lote 7, onde a proposta é unir a BR-476 com a PR-280 em um novo lote. “Teríamos um maior fluxo de veículos, e, portanto, uma tarifa mais baixa de pedágio”, disse Sandro Alex ao comentar a possibilidade de inclusão da totalidade da 280 em processo de concessão.
Rodovia
A PRC-280 é a principal via de ligação entre as regiões Oeste, Sudoeste e Curitiba e é utilizada para escoamento de produção agrícola, da indústria madeireira e de celulose. De acordo com estudo de tráfego, passam no trecho, diariamente, 1.826 veículos pesados (ônibus, caminhões, reboques), além de veículos de passeio. A maior parte da obra se concentrará no perímetro de Palmas, município com mais de 50 mil habitantes.
Moro em Criciúma, SC. Vou a Mangueirinha PR quase que mensalmente, e fico receoso, qdo entro neste trecho, entre G. Carneiro e Palmas. Está lamentável a conservação do mesmo. Muito perigoso.