“Paquetá é uma onda que está começando e que vai se espalhar, com testes em todos os Estados, em preparação para o Censo de 1º de julho de 2022”, disse o presidente do IBGE, acrescentando que as unidades regionais do instituto ainda vão definir quais localidades de cada unidade da federação receberão o teste preparatório do Censo.
Os recenseadores do IBGE vão entrevistar, entre hoje e 24 de setembro, os moradores dos quase 1.300 domicílios de Paquetá. O objetivo é testar equipamentos, sistemas e mobilização das equipes. Além das entrevistas presenciais, a operação vai empregar abordagens alternativas de coleta, por telefone e por internet, uma das novidades impostas pela pandemia.
Segundo o IBGE, a Ilha de Paquetá foi escolhida para o teste porque mais de 85% da população local já receberam as duas doses da vacina contra o coronavírus. Mesmo assim, os profissionais envolvidos na coleta usam máscaras e protetores faciais, respeitando os protocolos de segurança contra a pandemia.
“Precisamos estar preparados para qualquer cenário da pandemia. Por isso, trabalhamos durante o teste em Paquetá com protocolos de uma pandemia mais crônica. Claro que, nosso desejo, é que tudo esteja sob controle no ano que vem, com a maior parte da população com duas doses de vacina”, disse Rios Neto, que acompanhou presencialmente, nesta segunda-feira, o início do teste.
Comentários estão fechados.