Marcelo Coan
Giles Balbinotti deixa a pasta municipal para assumir um desafio maior, junto a equipe de governo do Estado do Paraná
Em coletiva, o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, anúncio, no final da tarde desta quinta-feira (12), uma mudança na equipe de governo. Trata-se da saída de Giles Balbinotti da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Para ocupar a vaga o prefeito anunciou, de forma interina, Marcos Colla, que até então secretariava a pasta de Desenvolvimento Econômico.
Durante o anúncio, Cantu falou sobre a intenção de criar uma “super secretaria” envolvendo tecnologia, desenvolvimento e indústria. Ele entende que esses setores precisam andar juntos e dão condições de promover o desenvolvimento.
Agradecendo ao Executivo pela confiança, Colla disse que chega ao comando da pasta pela credibilidade, a qual foi construída com o apoio e trabalho da equipe. Adiantando que irá dar continuidade as ações, o novo secretário da pasta explica o trabalho será norteado por delegação, compromisso e entrega. Ele reconhece que os desafios são grandes, mas garante que, com o apoio da administração e suporte das demais pastas, irá dar continuidade ao projeto, evoluir e fazer com que o plano de governo seja executado. “Estamos aí para encarrar o desafio”, resume.
Missão no Estado
Escalado para assumir a superintendência de relações institucionais da Secretaria Estadual de Inovação, Balbinotti terá a missão de percorrer o Estado e fomentar os ecossistemas de inovação, contribuir com a geração de produtos inovadores, empresas inovadoras, formação de empreendedores e levar tecnologia e inovação para os governos municipais. Segundo ele, isso vai equilibrar os municípios e tornar o Estado o mais inovador do Brasil. Embora deva dar atenção a todos os municípios do Estado, ele adianta que Pato Branco e o Sudoeste estarão na lista de prioridades.
O agora ex-secretário Pato-Branquense afirma que não deixa a tecnologia, apenas está encarrando uma nova fase do setor no Estado. Segundo ele, o convite do governador Carlos Roberto Massa Júnior ocorre em decorrência do trabalho realizado em Pato Branco. Ao avaliar as ações desenvolvidas em Pato Branco, Balbinotti defende que muito foi feito em 25 meses de trabalho. Entre as ações, cita, por exemplo, a lei municipal da inovação, o Inova Agro, letramento digital, Pato 360° e a formação de capital humano.
Cantu, que avalizou e “liberou” Balbinotti a integrar a equipe do governo do Estado, frisou que os municípios são a ponta e a presença de “gente nossa, que abrace e tenha amor por Pato Branco” pode fazer a diferença para o município.
Comentários estão fechados.