O confronto da próxima quinta-feira (10), às 18h30, no estádio Os Pioneiros em Pato Branco, será o primeiro encontro dos dois representantes do Sudoeste no Campeonato Paranaense.
Se por um lado, o Azuriz FC, que representa Pato Branco, chegou a elite do futebol paranaense em 2021, e garantiu a permanência ao fechar a temporada na quinta colocação.
Do outro lado, o Clube Esportivo União, o União de Francisco Beltrão também está em sua segunda disputa de primeira divisão. O clube beltronense em 2021 jogou a segunda divisão e garantiu o acesso ao fechar a temporada como vice-campeão.
Defendendo as mesmas cores (azul e branco), no momento o Azuriz, clube-empresa fundado em 2018, está na nona colocação, com quatro pontos (uma vitória e um empate); enquanto que o União é o último colocado na classificação somando um ponto, fruto do empate com o Athletico, na última rodada.
O encontro dos representantes do Sudoeste marca o início da segunda metade do estadual que com turno único, terá 11 jogados para cada equipe.
Pelo regulamento, as oito melhores avançam, às quartas de final, e os dois últimos são rebaixados à segunda divisão.
Rivalidade regional
A rivalidade regional que se acentua nas competições esportiva, prova as disputas no futsal entre Pato e Marreco, deve ser um ingrediente a mais na busca da pontuação e assim tentar se afastar da zona de rebaixamento.
Pelo lado do Azuriz, o técnico Celso Martins fala em preparar a equipe mentalmente durante a semana da forma que o jogo exige. “[É] um jogo de muita concentração, muito detalhe. Um clássico regional.”
Martins reconhece que para a classificação o confronto com o União é importante, no entanto, ele destaca ser fundamental “fazer mais um bom jogo em casa, dentro dos nossos domínios, para que tudo ocorra bem, possamos ter uma boa pontuação e seguir adiante com nossos objetivos para a classificação.”
Pelo União, o técnico Rafael Andrade afirma a que a partida entre as duas equipes do Sudoeste, “é uma partida de suma importância para nossas pretensões. Trata-se de um derby regional, onde a equipe que sair vencedora desse confronto, ganha grande força para a sequência da competição”. Na visão do treinador, é um jogo seis pontos, por isso ele deve trabalhar ao longo da semana com uma equipe que vá tentar neutralizar as ações do Azuriz, bem como o fator mando de campo.
Para Andrade o fato de sua equipe ter conseguido o primeiro ponto na competição, se torna importante para uma nova postura em campo. E se o empate com o Athletico-PR deu moral para o elenco de Francisco Beltrão, o treinador falar em conquistar três pontos em Pato Branco, que garantiriam uma melhor colocação na classificação e permitiria sonhar com uma posição entre os oito melhores da primeira fase.
Rodada passada
Após ter vencido bem o Maringá em casa, por 3 a 0, o Azuriz foi a Cianorte no domingo (6) e perdeu por 2 a 0. O resultado custou a gralha azul a saída da zona de classificação para a próxima fase da competição, com dois pontos atrás do São Joseense, de São José dos Pinhais.
Já o primeiro ponto do União Beltrão foi conquistado nos acréscimos com o Athletico-PR.
Jogando em casa, o rubro-negro vencia por 2 a 0 na noite do domingo, contudo o elenco de Francisco Beltrão buscou a recuperação. O primeiro gol dos visitantes foi marcado em cobrança de falta desviada na barreira e o segundo aos 49 minutos em um chute prensado, que resultou em uma sobra para Wellison.