O Paraná segue avançando na modernização de suas rodovias com a implementação de pavimento de concreto, um movimento que vem ganhando força no estado. Em um evento recente, marcado pela colocação da pedra fundamental na quinta-feira, 14, a restauração da PRC-280 entre Palmas e Clevelândia, no Sudoeste do Paraná, foi o foco das atenções.
Com um investimento de R$ 188 milhões, a obra visa substituir os 45 quilômetros de asfalto entre essas cidades por pavimento rígido de concreto. Este trecho é conhecido por ser um dos corredores logísticos mais importantes do estado. O governador Ratinho Junior também anunciou a extensão do projeto até Pato Branco, adicionando mais 37 km de concreto. Com isso, a PRC-280 terá um total de 142 quilômetros de concreto, incluindo um trecho de 60 quilômetros já concluído.
Alex Maschio, engenheiro civil e diretor do Instituto Ruas em Curitiba, reconhece o crescente interesse tanto do governo do Paraná quanto de algumas prefeituras brasileiras pelo pavimento de concreto. Segundo ele, essa escolha é mais vantajosa e sustentável, refletindo uma tendência nacional.
A obra emprega a técnica de whitetopping, que consiste na aplicação de concreto sobre o pavimento asfáltico existente. Essa abordagem oferece várias vantagens, incluindo maior rapidez na execução e redução de operações complexas, como demolição e escavação. Além disso, o pavimento de concreto tem uma vida útil projetada de 20 anos, o dobro da durabilidade do asfalto tradicional, representando uma economia significativa para os cofres públicos.
A decisão de adotar o pavimento de concreto, além de ser mais duradoura, provou ser economicamente mais vantajosa do que a reconstrução completa do pavimento asfáltico, marcando um passo importante na infraestrutura rodoviária do Paraná.
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