O último final de semana foi de muito conhecimento e diversão para jovens das regiões oeste, sudoeste e centro-sul do Paraná. Eles participaram de uma imersão de três dias na Casa de Formação Divino Mestre, em Francisco Beltrão.
O RYLA (Rotary Youth Leadership Awards) é a sigla em inglês para o maior prêmio rotário de liderança juvenil, que iniciou na sexta-feira (14) e se estendeu até o domingo (16) reunindo 60 adolescentes, de 14 a 17 anos. Eles foram recebidos pelo Distrito 4640 para vivenciarem uma experiência única, com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento pessoal.
Indicados pelos Rotary Clubs de diferentes municípios por apresentarem características de liderança nas comunidades onde vivem, os participantes foram submetidos a uma maratona de palestras, brincadeiras e treinamentos.
Patrocinado pela Cresol, o programa também contou com o apoio do Sebrae, que promoveu o Ideathon. A atividade foi coordenada pela consultora conveniada Ivânia Ramos, que contou com o auxílio de Leila Mara Voss e Afonso Librelato. Eles dividiram os participantes em 11 grupos e os desafiaram a elaborarem planos de ação para a resolução de problemas sociais. Os projetos foram apresentados para uma banca avaliadora no formato pitch de vendas.
“Quando você tem uma ferramenta, sabe organizar uma ideia e apresentar para quem quer que seja, isso se torna um ganho e nós, através do Ideathon, conseguimos ofertar isso”, avalia Jocelei Fiorentin, do Sebrae.
A programação também contou com painéis apresentados pela psicóloga Flávia Saturnino de Sá e por Júlio César Ficanha, que esteve “infiltrado” entre os adolescentes para mostrar na prática ferramentas de interação social e controle da timidez.
Para a coordenadora do RYLA 2023, Miraci Liston, os resultados foram positivos. “Esses jovens vão levar o conhecimento que adquiriram aqui para as suas comunidades e para a sua vida pessoal também”.
A governadora do Distrito 4640 também fez uma avaliação positiva sobre o final de semana, “plantamos uma sementinha para que esses jovens possam estar atuando mais fortes e mais seguros nas suas comunidades”, comentou a pato-branquense Anne Cristine Gomes da Silva Cavali.
Realizado pelo menos uma vez por ano, o próximo RYLA já tem data marcada para acontecer. Novamente será em Francisco Beltrão, entre os dias 22 e 24 de março de 2024.
Comentários estão fechados.